Qual é a tendência do euro para 2024? Como ganhar dinheiro com ele?

Economista mostra quando investir na moeda e explica o que derrubaria a cotação

No começo do ano não tem como evitar. Muita gente que quer investir em moeda estrangeira ou pensa em passar férias na Europa começa a se perguntar qual a tendência do euro para 2024. Afinal, qual é o melhor momento para comprar euro? E o que pode fazer o euro cair? Fizemos todas essas perguntas ao economista Denis Medina, professor da Faculdade do Comércio FAC-SP. Veja as recomendações dele logo abaixo:

Por que o euro não está caindo? Ele deveria estar mais barato?

Segundo Denis, o euro tem paridade em relação ao dólar. O que tem acontecido é que o euro tem se mantido “estável” em relação ao real, da mesma forma que acontece com a moeda norte-americana.

Em geral, o euro está flutuando numa média de R$ 5,35, mais ou menos, e não deve sair muito dessa banda.

Em relação ao dólar, o economista explica que o euro vem se valorizado suavemente ao longo do período. Na cotação do último mês, por exemplo, a moeda europeia teve uma valorização de 1,6% em relação à moeda norte-americana.

O que pode fazer o euro cair em 2024?

Para Denis Medina, só um fator pode fazer o euro cair. “O euro só vai cair se se houver alguma crise eminente na Europa.” Simples assim.

E o que pode fazer o euro subir?

“Acredito que o euro possa subir se houver alguma melhora no cenário da região do euro ou uma piora no cenário dos Estados Unidos.”

Assim, os especialistas em moeda estrangeira tinham a expectativa de desaceleração na economia norte-americana. “Porém, conforme percebemos que a desaceleração é bem suave, o dólar ganha força. Isso não tem deixado muito espaço para o euro subir mais. Ou seja, ainda que tenha uma pequena elevação no último mês, não é nada muito destacado”, diz o economista.

O que tem contribuído para essa elevação, inclusive, é o controle da inflação na zona do euro e nos Estados Unidos. No pós-pandemia e no início da guerra, a inflação subiu como um todo.

Agora, Denis Medina explica que, ainda que esteja em alta para os padrões das últimas décadas, o euro já vem voltando para um nível mais baixo e controlado.

Qual é a tendência do euro para os próximos meses?

O euro está em torno de US$ 1,10. Há uma flutuação normal, mas não tem fugido muito desse patamar.

Para saber qual é a tendência do euro para 2024 e para os próximos meses, precisamos acompanhar o dólar, orienta Denis.

A moeda norte-americana caiu recentemente no Brasil porque houve injeção investimentos estrangeiros na economia brasileira. “Ou seja, investimento especulativo.”

Por que houve uma injeção de investimento internacional?

Muitos investidores internacionais têm visto o Brasil com uma possibilidade de crescimento econômico acima de outras economias. Por isso o país se torna destino de investimento internacional.

Às vezes nem é apenas pela oportunidade de crescimento, mas pela possibilidade de diversificação também.

Com o Brasil tem se mostrado uma alternativa para investidores internacionais, têm vindo muitos dólares para cá, com expectativa de pegar o bom momento de economia.

E, claro, com mais dólares na economia, o preço da moeda em relação ao real cai. Como o euro tem paridade com o dólar, o mesmo ocorre com ele.

Como saber a hora certa de comprar euro?

Para Denis Medina, tudo depende do objetivo do investidor. “Se estivermos falando da hora certa de comprar euro para especular com a moeda, só posso dizer que cada especulador tem suas técnicas. Mas é preciso lembrar que existe um alto risco nessa conta.”

Qual é a hora certa para comprar euro para viajar?

Denis Medina recomenda que o viajante compre aos poucos ao longo de um período. “Então, se você sabe que vai viajar em julho para férias, o melhor é comprar de forma escalonada ao longo dos seis meses que você tem pela frente.

Dessa forma, se houver oscilação positiva, você tem o benefício de ter comprado antes, com valor menor. E se o euro cair, você pode se beneficiar da queda mais para frente.

Você acredita que o euro vai cair ou subir? Qual é a tendência do euro para 2024?

Não dá para saber se o euro vai subir ou cair. Quem afirma isso ou tem uma informação privilegiada ou está simplesmente especulando. “O que eu vejo, com as informações que temos agora, é mesmo uma tendência de estabilidade”, afirma Denis.

Como o investidor pode ganhar dinheiro com euro?

A melhor forma de ganhar dinheiro com euro é investir em empresas sólidas e saudáveis que estejam localizadas na região do euro e tenham seus resultados atrelados a essa moeda.

Para te orientar melhor, a Inteligência Financeira tem uma página especial com as notícias que mais impactam seu bolso e que trata de investimento no exterior.