IPCA-15, inflação preferida do Fed e PIB dos EUA são os destaques em semana de feriadão

Confira a agenda de indicadores e assuntos econômicos para acompanhar nos próximo dias

A semana que marca o último feriado prolongado de 2024 no Brasil – o de Corpus Christi – será repleto de indicadores aqui e lá fora. Então, confira a seguir o calendário econômico da Inteligência Financeira com os assuntos e dados para acompanhar nos próximos dias.

Antes de tudo, a segunda-feira (27) deve ser de liquidez reduzida na bolsa de valores brasileira. Isso porque também tem feriado nos Estados Unidos (“Memorial Day”) e os negócios nas bolsas de Nova York estarão fechados.

Olho no preço do arroz

Mas tem Boletim Focus na cena doméstica, com as atualizações das projeções macroeconômicas. Os últimos relatórios trouxeram pioras nas expectativas para a inflação e a taxa Selic no encerramento do ano.

E falando em inflação, a agenda de terça (28) tem como destaque o IPCA-15 de maio. A leitura já deve mostrar os primeiros efeitos econômicos das enchentes no Rio Grande do Sul. Sobretudo nos preços dos alimentos, como do arroz e do óleo de soja.

Adiante, também na terça, é esperada a divulgação do Caged de abril, com o saldo de empregos com carteira assinada no país. Já na quarta (29) sai a PNAD Contínua de abril, aí com os dados oficiais do mercado de trabalho, especialmente a taxa de desemprego.

Vai desligar no feriadão?

Você realmente acha que a semana vai ser mais curta no mercado financeiro Brasil, em razão do feriado de Corpus Christi? Bem, falta combinar com os Estados Unidos.

Lá os negócios pegam fogo justamente na quinta (30) e sexta (31). Inicialmente com uma nova leitura do PIB americano no 1º trimestre de 2024. E depois com o PCE de abril, índice de preços preferido do Fed (Federal Reserve) na decisão de política monetária.

Neste momento, tanto uma atividade econômica mais aquecida quanto uma inflação ainda pressionada são péssimas para as expectativas de corte de juros nos Estados Unidos. Por outro lado, números moderados, essencialmente abaixo do consenso do mercado, favorecem as apostas no relaxamento das taxas ainda em 2024.

Portanto, tudo indica que a cautela irá predominar entre os agentes financeiros por aqui. Afinal, ninguém espera ser surpreendido por notícias negativas durante um período de folga.

Calendário econômico – 27 a 31 de maio

Segunda (27)

Feriado nos EUA: Memorial Day
08h25: Boletim Focus (Banco Central)

Terça (28)

09h00: IPCA-15/Prévia da inflação de maio (IBGE)
15h00: Caged/Geração de emprego formal em abril (Ministério do Trabalho)

Quarta (29)

08h00: IGP-M/Inflação do aluguel de maio (FGV-Ibre)
09h00: Taxa de desemprego/PNAD Contínua de abril (IBGE)
15h00: Livro Bege do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA)

Quinta (30)

Feriado no Brasil: Corpus Christi
09h30: PIB dos EUA no 1º trimestre de 2024

Sexta (31)

09h30: PCE/Índice de preços de gastos com consumo de abril nos EUA