IF Hoje: ataques em Brasília e dados de inflação no Brasil e nos EUA vão nortear a semana
Mercado financeiro espera pulso firme do governo brasileiro
Depois que os primeiros dias de 2022 foram marcados por turbulências no mercado financeiro, com altas e baixas diante dos desencontros dos novos ministros, a semana deve ser ainda mais volátil, dizem especialistas.
Na última sexta-feira (6), bolsa e dólar zeraram as perdas iniciais.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Mas muita coisa deve mudar nesta segunda (9) depois dos ataques em Brasília que aconteceram no domingo (10) e com a divulgação de dados sobre a inflação tanto aqui no Brasil, quanto nos EUA nos próximos dias.
Geração de emprego nos EUA
Lá fora, o relatório de empregos dos Estados Unidos mostrou o mercado de trabalho aquecido com a criação de 223 mil postos de trabalho em dezembro, superando os 200 mil esperados pelo consenso.
No ano foram abertas 4,5 milhões de vagas, mantendo o desemprego em níveis muitos baixos, a 3,5%. Na última quarta-feira, a ata da reunião do Fed mostrou preocupações com a pressão inflacionária diante do mercado aquecido.
Inflação no Brasil e nos EUA
Para a semana que inicia, os dados mais aguardados são os de inflação no Brasil, na terça-feira (10), e dos Estados Unidos, na quinta (12).
Além disso, o IBC-Br, conhecido como prévia do PIB, será divulgado na sexta (13). Os investidores também estarão antenados com as falas das autoridades monetárias americanas.
Índices divulgados hoje
Veja abaixo os principais índices que serão divulgados hoje:
Segunda-feira (9)
7h – taxa de desemprego de novembro na União Europeia,
7h – taxa dos empréstimos garantidos por hipoteca no Reino Unido,
8h25 – Banco Central do Brasil divulga o Boletim Focus com as projeções dos agentes do mercado para a economia brasileira.
Colaborou Allan Ravagnani