Fim da Ame Digital: entenda o que acontece com o dinheiro da plataforma da Americanas

Saiba o que acontece agora com o dinheiro dos clientes da Ame Digital, que terá suas operações encerradas em dois meses
🤖 Leia o resumo feito pelo Flash, nossa ferramenta de Inteligência Artificial

A Ame Digital, fintech da Americanas, encerrou suas atividades de pagamento e PIX. Agora, os clientes devem transferir seus saldos para outras contas ou usar o valor até zerar. Empréstimos e seguros contratados via plataforma devem ser tratados diretamente com as instituições parceiras. As contas serão canceladas automaticamente ao atingirem saldo zero. Mesmo com a possível venda de ativos da Ame, os serviços serão encerrados em novembro. Não há risco de perder o dinheiro, que será disponibilizado via Sistema de Valores a Receber do Banco Central.

LER RESUMO

A Ame Digital não oferecerá mais serviços de conta de pagamento e PIX. Afinal, Americanas (AMER3) anunciou o encerramento das atividades da plataforma na segunda-feira (2). A companhia procura, então, interessados na aquisição do CNPJ da plataforma e outros ativos.

Dessa maneira, “a legislação exige que a instituição comunique com clareza os passos a serem seguidos e os prazos para a migração ou encerramento das contas”. A afirmação é de Mozar Carvalho, fundador do escritório Machado de Carvalho Advocacia. Assim, os clientes já estão recebendo esses comunicados.

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Saiba, portanto, o que acontece agora com o dinheiro dos clientes da Ame Digital e o destino dos contratos de crédito e seguro intermediados pela plataforma.

    O que acontecerá com as contas de pagamento da Ame Digital? 

    As contas de pagamento terão cancelamento automático quando o valor chegar a zero. As contas que não têm valores depositados já podem ser encerradas pelos usuários.

    Os especialistas recomendam que os clientes se antecipem e transfiram saldos para outras contas o quanto antes. Isso pode ser feito rapidamente, via PIX, para contas de outras instituições. Outra opção é utilizar o dinheiro até zerar o saldo.

    Empréstimos e seguros

    Quem tem empréstimos feitos via Ame deve entrar em contato diretamente com o parceiro da empresa que forneceu o crédito. Isso também vale para quem contratou algum seguro pela plataforma.

    “A Ame não é financeira nem seguradora. Ela apenas ofertava a intermediação da contratação dessas facilidades”. A explicação é de Mirella Andreola, sócia da área de contratos e societário da Machado Associados.

    E se a Ame for vendida?

    No caso da Ame ter interessados na aquisição da fintech, “é possível que, no futuro, ocorra a venda de ativos da Ame”. Contudo, “os serviços serão encerrados mesmo em 2 de novembro para os usuários das contas”.

    Fabio Braga, sócio da área de direito bancário e financeiro do Demarest, ressalta que a companhia já anunciou publicamente a sua intenção em descontinuar as operações da instituição de pagamento. Nesse sentido, instruiu os clientes a transferir ou utilizar os seus recursos. Então, isso ainda não foi formalizado.

    “Assim, caso a Ame Digital venha a ter o seu controle transferido a terceiros, seria possível assumir a possibilidade de que os serviços de pagamento não fossem efetivamente descontinuados, o que tornaria também possível a manutenção das contas de pagamento”, pondera.

    “No entanto, trata-se de uma mera cogitação. Por ora, vale a observação dos comunicados e instruções prestados pela instituição ao público”, acrescenta.

    Existe risco de perder o dinheiro?

    Dessa forma, não há riscos em perder dinheiro com o encerramento dos serviços. É o que afirmam os especialistas.

    “A fintech é regulada pelo Banco Central, então, se submete a essas regras para liquidação das operações”. O destaque é de Marco Sabino, professor da FIA Business School.

    Assim, a Ame Digital precisa manter valor equivalente a esses recursos depositado no Banco Central do Brasil ou em títulos públicos federais.

    “Os recursos são patrimônio separado e a titularidade é do cliente”. Explica Eduardo Bruzzi, sócio do BBL Advogados e responsável pela área de pagamento e banking. “Assim, os valores não se confundem com o da instituição de pagamento”.

    Então, o cliente precisa estar atento aos comunicados da Americanas (AMER3).

    “Pode haver mudanças abruptas e onerosas nas condições da contratação de manutenção das contas”. O alerta é de Eduardo Terashima, sócio de contencioso do NHM Advogados.

    O que acontece com o dinheiro após o dia 2 de novembro?

    Os valores estarão disponíveis através do Sistema de Valores a Receber (SRV), do Banco Central. Isso vale para valores não utilizados ou transferidos pelo titular até o dia 2 de novembro.

    Dessa maneira, o SRV é uma plataforma que permite aos cidadãos e empresas consultarem se possuem dinheiro esquecido em bancos e outras instituições fiscalizadas pelo BC.

    Assim, em caso positivo, é possível solicitá-lo sem qualquer custo.

    É possível resgatar o dinheiro do cashback?

    Assim, o prazo para uso do cashback nas lojas físicas e no ambiente digital da Americans (AMER3) é de 60 dias. Portanto, quem não fizer isso até o dia 2 de novembro perde o saldo de cashback.

    O cashback é o valor que os usuários recebem de volta na compra de determinados produtos. Essas quantias não têm transferência para outra instituição.

    Leia a seguir

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais