- Home
- Mercado financeiro
- Alta nas commodities impulsiona resultados das empresas do Ibovespa no 4º tri, diz BofA
Alta nas commodities impulsiona resultados das empresas do Ibovespa no 4º tri, diz BofA
Apesar de uma alta nos custos com a inflação, os resultados das empresas que compõem o Ibovespa no quarto trimestre mostraram a força do setor de commodities, diz o Bank of America (BofA).
Os analistas David Beker, Paula Andrea Soto e Carlos Peyrelongue escrevem que as receitas consolidadas das companhias do índice subiram 30% na comparação anual, enquanto o Ebitda subiu 25% e o lucro por ação avançou 39%.
Retirando as companhias dos setores de energia e materiais básicos, as receitas subiram 19%, enquanto o Ebitda avançou 16% e o lucro por ação teve queda de 1% na comparação anual.
“Maiores preços das commodities podem significar aumento de dois dígitos nos custos para empresas de alimentos e bebidas”, comentam, destacando que M. Dias Branco teve resultados abaixo do esperado, enquanto Ambev e BRF sentiram pressão nas margens.
O banco americano acredita que uma desaceleração no consumo da população baixa renda afetou Magazine Luize, enquanto Natura e Via conseguiram contornar isso com corte de custos.
“Vimos performances robustas em varejistas e shoppings focados na alta renda (Multiplan, Iguatemi, Petz, Arezzo, Vivara, Soma)”, comentam. Construtoras também tiveram bons resultados, disseram, mas custos e preços começam a preocupar.
Com conteúdo do Valor Pro, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico
Leia a seguir