Fim da novela? O que diz a Petrobras (PETR4) sobre o pagamento de dividendos extraordinários

Conselho de administração da companhia volta a se reunir na quinta-feira (25) para decidir o assunto

A novela do pagamento dos dividendos extraordinários da Petrobras (PETR4) caminha para ter um importante capítulo nesta semana.

O conselho de administração da companhia volta a se reunir na quinta-feira (25) e deve deliberar sobre a distribuição de metade dos R$ 43,9 bilhões em proventos adicionais por ora retidos.

Essa informação foi confirmada pela própria Petrobras em fato relevante divulgado na última sexta-feira (19) após o fechamento do mercado.

Conforme o documento sobre o encontro daquele dia, o CA discutiu a destinação do lucro remanescente do exercício de 2023 e a possibilidade de distribuição de dividendos extraordinários.

Nesse sentido, durante a apresentação de acompanhamento da execução do Plano Estratégico 2024-2028+, o conselho tomou conhecimento das explicações e dados apresentados pela Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores.

Então o que ficou definido?

Antes, pelo fato relevante da Petrobras, o colegiado considerou cenários dinâmicos, como a evolução da cotação do petróleo brent, do câmbio e outros fatores.

E a avaliação foi a seguinte.

“Eventual deliberação pela Assembleia Geral Ordinária (‘AGO’), marcada para o dia 25/04/2024, que venha a distribuir, a título de dividendos extraordinários, até 50% do lucro líquido remanescente (após as alocações às reservas legais e o pagamento de dividendos ordinários), não comprometeria a sustentabilidade financeira da companhia.”

“Eventual distribuição dos 50% remanescentes pela companhia, a título de dividendos intermediários, será avaliada pelo CA ao longo do exercício corrente.”

Portanto, tudo indica que a Petrobras (PETR4) irá aprovar o pagamento de cerca de R$ 22 bilhões em dividendos extraordinários aos acionistas.

Agora, resta esperar a quinta para saber os detalhes, como valor por ação, previsão de distribuição do provento adicional e a data de corte de quem poderá receber.