Tesla não vai escapar do impacto das tarifas de Trump; ações ficarão voláteis na segunda-feira

Ações de empresas automobilísticas, incluindo as da Tesla (TSLA34) , provavelmente ficarão voláteis na segunda-feira. O motivo são as tarifas comerciais.
No final de semana, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump deu prosseguimento ao seu plano de .
A medida é particularmente inconveniente para a indústria automobilística. Milhões de carros vendidos nos EUA todos os anos são montados no Canadá ou no México, segundo aponta Mike Ward, analista da Freedom Capital Markets.
Peças vindas do México e Canadá
A Tesla monta todos os veículos vendidos nos Estados Unidos dentro dos Estados Unidos, mas ainda há as peças. Cerca de 15% de todas as peças de um Model Y vendido nos EUA vêm do México. Algumas vêm do Canadá também, mas é difícil estimar quantas, uma vez que a indústria costuma agrupar EUA e Canadá em um único bloco para contabilizar as peças.
Entre 30% e 50% das peças para carros populares que são montados nos EUA vêm de fora dos EUA e do Canadá, segundo dados da National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário).
Tarifas significam custos mais altos para as indústrias automobilísticas, e potenciais problemas na cadeia de suprimentos do setor. Esse movimento deve se traduzir em maior volatilidade para investidores, conforme são levantados os efeitos para a demanda e a lucratividade.
“A medida foi tomada por meio da Lei de Poderes Econômicos Emergenciais Internacionais (IEEPA, na sigla em inglês) devido à maior ameaça de estrangeiros ilegais e drogas mortais que matam nossos cidadãos”, Trump escreveu no X. Ele também disse repetidas vezes que o objetivo das tarifas é trazer a indústria de volta aos Estados Unidos.
Benefícios da importação para a economia dos EUA
É importante notar quais os benefícios da importação para a economia dos EUA: espera-se que ela torne os produtos mais baratos, melhores, e mais abundantes. No caso dos carros, os consumidores optam pelo melhor.
O Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) foi assinado em 1992. Na época, a picape Ford F-150 custava pouco mais de US$ 10 mil. Hoje, a F-150 mais barata custa US$ 37 mil.
Isso representa um aumento anual de cerca de 4%. A renda familiar média aumentou pouco mais de 3% ao ano no mesmo período. A F-150, portanto, ficou um pouco mais cara, em comparação. Mas também ficou muito melhor. A picape de 1992 tinha um motor de 4,9 litros com 145 cavalos de potência e rendendo cerca de 14 milhas (cerca de 22 km) por tanque. A capacidade de reboque era de cerca de 7.500 libras (cerca de 3,4 toneladas).
O modelo de 2024 tem um motor turbo de 2,7 litros, com 325 cavalos de potência e rendendo cerca de 20 milhas por tanque (equivalentes a 32km). A capacidade de reboque é de quase 14 mil libras (6,3 toneladas).
Sem o comércio exterior, os carros ainda teriam ficado melhores, ou mais baratos, mas é difícil calcular em qual proporção.
As ações da Tesla vão chegar ao mercado na segunda-feira quase sem variação no ano até agora. As da Ford subiram cerca de 3%. Da General Motors, caíram cerca de 7%. O índice S&P 500 subiu quase 3%.
As ações da GM desabaram quase 9% depois da divulgação do balanço do quarto trimestre na semana passada. A projeção financeira para 2025 foi melhor que o esperado, mas a GM não quantificou o impacto das tarifas, o que abalou a confiança dos investidores.
Com informações do Valor Econômico.
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