A SAP ganhou cerca de US$ 26 bilhões em valor de mercado depois de aumentar suas previsões de receita e lucro para o ano. Os ganhos foram impulsionados pela forte demanda por inteligência artificial. Com isso, a SAP destronou a ASML como a empresa de tecnologia mais valiosa da Europa.
As ações da SAP há pouco subiam 3,70 % na bolsa de Frankfurt. Assim, adicionaram mais de 24 bilhões de euros em valor de mercado. Como efeito, a empresa elevou seu valor para aproximadamente 273,1 bilhões de euros. Em comparação, o valor de mercado da ASML é de 264,3 bilhões de euros.
Essa mudança ocorre após a ASML perder mais de US$ 60 bilhões em valor de mercado nas últimas semanas. Ademais, a ASML alertou que a recuperação de certas áreas da indústria de semicondutores pode se estender até o próximo ano.
Enquanto isso, a SAP elevou suas metas de receitas com nuvem e software, lucro operacional e fluxo de caixa livre para este ano. A expectativa da empresa é de aumento nas vendas de sua principal unidade de nuvem e melhores resultados no terceiro trimestre.
O diretor-presidente da SAP, Christian Klein, afirmou que uma parte significativa dos contratos de nuvem no trimestre envolveu casos de uso com inteligência artificial. Nos últimos meses, a empresa intensificou esforços para lucrar com a tecnologia. Assim, firmou novas parcerias de IA e ampliou as já existentes para superar a concorrência.
Onda de investimentos
Avanços em IA generativa têm impulsionado uma onda de investimentos de empresas de tecnologia que buscam se posicionar em um mercado em rápida evolução.
Então, há potencial para transformar o futuro dos negócios e do trabalho humano. No ano passado, a SAP investiu em três empresas de IA generativa, Aleph Alpha, Anthropic e Cohere. Além disso, contratou Walter Sun, ex-Microsoft, como seu chefe global de IA.
A SAP destacou um desempenho excepcional de sua área de nuvem em países como Brasil, Chile, Alemanha, Itália, Índia, Japão e Espanha durante o terceiro trimestre. Também relatou um crescimento robusto na China, Arábia Saudita e Estados Unidos.
A empresa disse que a receita total cresceu 10%, atingindo 8,47 bilhões de euros. A receita de sua unidade de nuvem aumentou 27%, chegando a 4,35 bilhões de euros. O lucro operacional subiu 28%, para 2,24 bilhões de euros.
Os analistas esperavam uma receita total de 8,44 bilhões de euros, receita com nuvem de 4,35 bilhões de euros e um lucro operacional de 2,07 bilhões de euros, de acordo com um consenso fornecido pela empresa.
Para o ano, a SAP espera agora um lucro operacional entre 7,8 e 8 bilhões de euros, acima da faixa anterior de 7,6 a 7,9 bilhões de euros. A receita com nuvem e software deve ficar entre 29,5 e 29,8 bilhões de euros, em comparação com a previsão anterior de 29 a 29,5 bilhões de euros.
O fluxo de caixa livre previsto deve variar entre 3,5 e 4 bilhões de euros, acima da estimativa anterior de cerca de 3,5 bilhões de euros.
Com informações do Valor Econômico.