Lucros do Santander são impulsionados pelo forte desempenho do banco espanhol na Europa

Resultado da operação global superou as expectativas de analistas, que previam lucro de 2,61 bilhões de euros entre outubro e dezembro de 2023

O Santander, cuja sede fica na Espanha, divulgou logo cedo nesta quarta-feira (31) que teve lucro líquido de 2,93 bilhões de euros no quarto trimestre de 2023, 28% maior do que o ganho apurado em igual período de 2022. O número superou as expectativas de analistas consultados pela Visible Alpha, que previam lucro de 2,61 bilhões de euros entre outubro e dezembro. O mercado local aguarda o resultado para a operação do banco no Brasil.

A receita total do maior banco da Espanha atingiu 14,55 bilhões de euros no último trimestre, alta de 8% em relação a um ano antes. Neste caso, porém, o consenso de analistas era de receita um pouco maior, de 14,58 bilhões de euros.

Já a receita líquida de juros – a diferença entre o que os bancos ganham com empréstimos e o que pagam aos clientes por depósitos – somou 11,12 bilhões de euros nos últimos três meses do ano passado.

Com informações da Dow Jones Newswires e do Estadão Conteúdo.