Saiba como a Petrobras foi criada

Ela foi criada em 1953, por Getúlio Vargas e se tornou uma das empresas mais importantes do Brasil - e do mundo
Saiba como a Petrobras foi criada

A Petrobras é uma das empresas mais importantes do Brasil e do mundo. Ela está sempre envolvida com discussões sobre a economia do Brasil e vira e mexe aparece no noticiário de política. Para quem conhece a história da empresa, isso não é surpresa nenhuma. Aliás, você sabe como ela surgiu?

A Petrobras nasceu em 1953 e foi criada pelo governo do Getúlio Vargas. Ela já nasceu no centro das discussões políticas brasileiras. O Getúlio Vargas, para quem não sabe, foi ditador do Brasil por 15 anos e depois foi eleito presidente do Brasil, que foi quando ele criou a Petrobras.

A Petrobras nasceu de uma discussão política e econômica

Antes disso, o país entrou numa discussão que parecia não ter fim sobre como o petróleo deveria ser explorado Brasil.

Tinha gente que achava que, por ser um recurso muito valioso, o petróleo deveria ser explorado só pelo estado brasileiro. Assim, o dinheiro poderia ser investido aqui mesmo no Brasil. É dessa época, aliás, a famosa campanha “O Petróleo é nosso”.

Outro grupo achava que a exploração deveria ser feita por empresas privadas nacionais e internacionais. Acho que você já percebeu quem ganhou a discussão, né?

E as coisas ficaram assim até 1997, quando uma lei permitiu que outras empresas explorassem o petróleo no Brasil.

Muita coisa mudou desde 1953, isso é verdade. Mas, entra século, sai século, a Petrobras continua no centro da discussão política e econômica do Brasil.