NY: Bolsas operam sem direção com investidores à espera de ata do Fed

Mercado acionário americano terá semana mais curta pelo feriado de Dia de Ação de Graças

Os três principais índices acionários de Wall Street operam sem uma mesma direção nesta segunda-feira, ainda que com um viés mais pessimista. O que ajuda o índice Dow Jones a flertar com algum ganho na sessão são as ações da Disney que sobem com ímpeto após a troca do comando da empresa. A semana encurtada pelo feriado de Dia de Ação de Graças (“Thanksgiving”) nos EUA deve ser marcada pela divulgação da ata do último encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) na quarta-feira.

Às 12h, o índice Dow Jones operava em alta de 0,07%, a 33.769,68 pontos, enquanto o S&P 500 recuava 0,19%, a 3.957,62 pontos, e o Nasdaq caía 0,26%, a 11.116,72 pontos. Entre os índices setoriais do S&P 500, o segmento de energia era o mais penalizado, caindo 3,50% no horário acima, em uma sessão marcada pela fraqueza dos preços dos contratos de petróleo. O WTI e o Brent (ambos para janeiro) caíam mais de 4%. As ações da Exxon Mobil recuavam 2,97%, enquanto as da Chevron tinham queda de 2,88%.

Na sessão, o dólar segue forte no exterior, com o índice DXY avançando 0,72%, a 107,696 pontos. Já o rendimento da T-note de dez anos recuava, a 3,784%, de 3,827% da última sessão, enquanto o retorno do papel de dois anos caía, a 4,493%, de 4,514%.

A semana será mais curta devido ao feriado de Dia de Ação de Graças. Na quinta-feira, o mercado não deve abrir, e na sexta-feira encerrará mais cedo. O foco da sessão deve ficar na divulgação do relatório do último encontro do Fomc na quarta-feira às 16h. Os investidores devem continuar procurando mais detalhes sobre como o Fed vê o desdobramento de sua taxa terminal. “Claro, o último relatório de inflação significa que houve alguma água debaixo da ponte desde aquela reunião e os bancos centrais globais permanecem em grande parte em dúvida com a evolução da inflação nos próximos meses”, disse o Brooks Macdonald, em nota, nesta segunda.

Na sessão de hoje, o destaque das ações fica com as da Disney, que no horário já mencionado, subiam 7,85%. A Walt Disney disse na noite de domingo que Bob Chapek havia deixado o cargo de presidente da empresa, com o antecessor Bob Iger retornando para liderar a Disney, com efeito imediato.