Novo Nordisk deixa de ser a empresa mais valiosa da Europa após queda das ações

Posição agora é ocupada pela companhia de tecnologia alemã SAP

A empresa de tecnologia alemã SAP reconquistou o posto de maior empresa da Europa em valor de mercado, destronando a gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk.

As ações da SAP subiam mais de 1% na Bolsa de Frankfurt nesta segunda, elevando o valor de mercado do grupo para mais de 315 bilhões de euros. Enquanto isso, os papéis da Novo Nordisk na Bolsa de Copenhagen caem mais de 2,5%, reduzindo o valor de mercado da empresa para cerca de 310 bilhões de euros.

Inteligência Financeira
DOMINE O FUTURO DAS FINANÇAS
Aprenda a investir em criptoativos neste e-book  

Cadastre-se e acesse gratuitamente material exclusivo preparado pelo íon em parceria com a Itaú Digital Assets

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    SAP x Novo Nordisk: por dentro da briga pelo posto de empresa mais valiosa da Europa

    A ascensão da SAP ocorre à medida que o diretor-presidente, Christian Klein, intensifica sua estratégia de transição das vendas de licenças de software para serviços de assinatura em nuvem, apostando em um modelo mais lucrativo e previsível, baseado em receitas recorrentes.

    Em janeiro, a empresa elevou sua projeção de lucro operacional e vendas para o ano, prevendo um crescimento acelerado em seu negócio principal de computação em nuvem, impulsionado pelo interesse crescente em inteligência artificial.

    As ações da SAP sobem mais de 40% nos últimos 12 meses, contribuindo para o crescimento do índice DAX da Alemanha, que avançou mais de 26%. Em contraste, as ações da Novo Nordisk caem mais de 42% no último ano, devido a uma série de contratempos com o desenvolvimento do medicamento para perda de peso CagriSema.

    No início de março, a Novo Nordisk divulgou novos resultados de testes clínicos para o CagriSema, que desapontaram investidores, derrubando suas ações em mais de 8% no dia 10 de março. Em dezembro, dados de um teste com o CagriSema reduziram quase US$ 100 bilhões do valor de mercado da empresa.

    *Com informações do Valor Econômico

    Leia a seguir