Natura (NTCO3) troca CEO da Avon: Angela Cretu sai, Kristof Neirynck assume

Executivo que entra no cargo se destaca em reestruturações empresariais, aponta a companhia

A Natura &Co (NTCO3) informou nesta quinta-feira (30) que Angela Cretu deixará o cargo de CEO da Avon a partir de 1º de janeiro de 2024. O posto será assumido por Kristof Neirynck.

“Gostaríamos de agradecer a ela por sua liderança e forte contribuição para os negócios da Avon. Sob a liderança de Angela, a Avon iniciou uma estratégia bem-sucedida de reestruturação (turnaround), simplificando seu modelo operacional e simplificando radicalmente o portfólio de produtos”, diz a Natura em fato relevante.

Quem é o novo CEO da Avon?

Kristof Neirynck é atual diretor de marketing e diretor executivo para a Europa Ocidental. “Kristof se destaca em reestruturações empresariais e impulsionando um crescimento significativo como diretor de marketing da Avon nos últimos dois anos”, destaca a companhia.

O executivo liderou um relançamento completo da marca, com foco na melhoria da margem bruta. Antes de ingressar na Avon, Kristof atuou como diretor de marketing para marcas globais na Walgreens Boots Alliance (WBA).

Nesse cargo, segue a Natura na nota, ele supervisionou um portfólio de mais de 20 marcas próprias nas áreas de beleza e saúde do consumidor.

Antes da WBA, ele trabalhou 13 anos na P&G, onde ocupou cargos de liderança em divisões-chave.

O destino de Angela Cretu

Ainda no fato relevante, a Natura ressalta que, como CEO, “Angela reacendeu as campanhas da Avon pautadas em propósito, empoderando as mulheres para que pudessem abraçar seu poder e melhorar suas vidas com oportunidades acessíveis de beleza, proporcionando ganhos de renda e aprendizados flexíveis e, ainda, apoiando causas como câncer de mama e violência de gênero”.

Após 25 anos na empresa, a executiva continuará a apoiar os negócios da Avon atuando como uma consultora sênior.

Retorno de ex-CEO

No mesmo comunicado, a Natura informa também que Alessandro Carlucci retornará ao grupo como consultor sênior da Avon.

“Para auxiliar na sua contínua recuperação de desempenho e destravamento de valor sustentável”, esclarece o texto.

“Carlucci, que foi CEO da Natura Cosméticos de 2005 a 2014, traz uma vasta experiência de cargos de presidente em organizações como BSR e Arezzo &Co, juntamente com sua presidência na World Federation of Direct Sales Associations de 2012 a 2014.”