Localiza (RENT3) corta comissão paga a agências e vê Movida (MOVI3) crescer em locação corporativa

Em fevereiro, a Localiza comunicou às agências de viagens que suas comissões pela distribuição da locação de veículos iriam ser cortadas pela metade

A locadora de automóveis Localiza (RENT3) perdeu 3,2 pontos percentuais de sua participação de mercado no segmento de aluguel de carros para o mercado corporativo. Em fevereiro, a empresa tinha um total de 74,7% de participação no setor em faturamento, número que caiu para 71,5%.

A queda refletiu a disputa entre a locadora e o segmento de agências de viagens iniciada em fevereiro, após a empresa reduzir pela metade a comissão às agências pela locação.

Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), por meio de estudo que acompanha mensalmente o desempenho de 11 setores do mercado.

O principal concorrente a ser beneficiado pela redução do “share” da líder foi a Movida (MOVI3), da holding Simpar. A empresa tinha 16,4% do faturamento da locação de carros ao setor corporativo em fevereiro, percentual que subiu para 19,5% — uma alta de 3,1 pontos percentuais.

O mercado de aluguel de carros nas agências de viagens corporativas movimentou R$ 29 milhões em março, alta de 2,7% na comparação com igual mês do ano anterior.

Em fevereiro, a Localiza comunicou às agências de viagens que suas comissões pela distribuição da locação de veículos iriam ser cortadas pela metade. Há mais de década o percentual de comissão ronda os 10% (isso pode variar a depender do contrato da agência) e foi cortado para cerca de 5% tanto no segmento de lazer quanto corporativo.

A decisão provocou uma movimentação da Abracorp, assim como da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que representa cerca de 3 mil agências no Brasil. Mesmo assim, a Localiza manteve sua decisão, ao passo que as agências sinalizaram que a líder poderia ver cair sua participação no mercado diante de uma comissão pouco atrativa.

Segundo dados da Abav, entre 5 mil e 6 mil agências no país (considerando também as não associadas) operam o aluguel de carros e vão ser prejudicadas pela decisão da Localiza de cortar as comissões.

Em março, o setor de viagens corporativas como um todo faturou R$ 1,197 bilhão, ainda abaixo dos R$ 2,545 bilhões de março de 2019 – antes da pandemia. Considerando o primeiro trimestre, o faturamento foi de R$ 3,280 bilhões, acima do mesmo período de 2023, com R$ 3,174 bilhões.

Ao Valor, a Localiza informou que tem no segmento corporativo uma posição sólida e preza pela qualidade de atendimento, capilaridade de rede e qualidade da frota. “Continuamos crescendo e investindo na melhoria contínua do setor.”

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico