- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Itaú BBA tira recomendação de compra para Petrobras; entenda os motivos
Itaú BBA tira recomendação de compra para Petrobras; entenda os motivos
Em relatório divulgado nesta terça-feira (30), o Itaú BBA informou ter rebaixado a recomendação para a Petrobras (PETR4) de compra para neutra. O banco também cortou o preço-alvo para ação da companhia ao fim de 2022.
“Desde que iniciamos a cobertura de Petrobras no final de junho, com recomendação de ‘compra’, a ação entregou um sólido retorno ao acionista de 57%, praticamente atingindo a nossa estimativa de 63% para a PETR4 ao fim deste ano”, destaca a equipe de analistas. “Desde então, ocorreram algumas mudanças importantes no cenário macroeconômico que tornaram mais desafiador o ambiente para os mercados acionários, além da distribuição de dividendos muito acima do estimado e da acomodação dos preços internacionais do petróleo antes do esperado”, acrescentam.
Na avaliação do time do Itaú BBA, após um período de alta, os preços dos combustíveis começaram a cair, facilitando a Petrobras a ficar em linha com a paridade
internacional. “Desta forma, para capturar o impacto dessas mudanças, decidimos atualizar nossas estimativas”, esclarecem.
“Apesar de os fundamentos da empresa continuarem sólidos, esperamos meses de alta volatidade para frente, o que nos leva a preferir ficar neutro em relação à ação e esperar uma oportunidade em que os geradores de valor da companhia estejam mais claros”, apontam os analistas. “Assim, rebaixamos a recomendação de PETR4 de ‘compra’ para neutra (desempenho em linha com a média do mercado), com preço-alvo de R$ 38 ao fim de 2022, comparado com a nossa estimativa anterior de R$ 43”, completam.
Leia a seguir