Dica do especialista: entenda a dinâmica entre o preço do combustível e as ações da Petrobras (PETR3; PETR4)

É importante saber se as mudanças de valores do petróleo afetam ou não as ações
Pontos-chave:
  • A empresa tem políticas de precificação que acompanham o valor do combustível
  • O valor na bomba de combustível será sempre positivo para a Petrobras

Pergunta rápida: você sabe como funciona a relação entre as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) e os preços dos combustíveis?

Então, hoje, Victor Natal, estrategista de ações do Research para Pessoa Física do Itaú BBA, vai explicar pra gente como grandes variáveis de uma empresa acabam afetando as ações dessa própria companhia.

Portanto, como você deve ter percebido, o nosso especialista pegou como exemplo a Petrobras (PETR3; PETR4).

Isso porque, normalmente, as pessoas ficam muito em dúvida se, ao olhar o preço do petróleo, isso vai ser positivo ou negativo para a companhia.

“E porque eu escolhi falar disso? Porque essa é uma variável que, por si só, diz pouco para gente. O que a gente precisa saber em relação ao preço do petróleo e Petrobras (PETR3; PETR4) é que a companhia vai ganhar tanto dinheiro quanto for a diferença entre o valor do petróleo e o da gasolina praticado na bomba”, explica Natal.

Petrobras não depende do preço do combustível

Dessa forma, a empresa hoje tem uma série de políticas de precificação que acompanham efetivamente o valor do combustível.

“Porém, a gente não depende necessariamente do nível do preço do petróleo para a Petrobras (PETR3; PETR4) fazer dinheiro ou não. Desde que a empresa consiga fazer com que a precificação do petróleo se traduza na precificação do combustível no final”, acrescenta o especialista.

Diante disso, o que Natal quer dizer é que, ali na bomba, o valor vai ser sempre positivo para a Petrobras. “Ela vai conseguir efetivamente ter margens saudáveis”, esclarece.

E o que não pode acontecer?

A empresa começar a praticar uma precificação dos seus produtos na bomba muito diferente do que é a dinâmica de preço do petróleo.

“Ou seja, quando o preço do petróleo sobe, é natural que os valores da gasolina, do diesel subam na bomba. E quando o preço do petróleo cai, é natural também que a gente veja o preço dos combustíveis caírem na bomba. Aliás, foi isso o que aconteceu recentemente. E não necessariamente tem a ver com a performance da ação”, afirma o especialista.

Sobre o nosso Manhã Inteligente

Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta no cenário econômico e ainda ter dicas sobre finanças?

Então não perca o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.

Leia a seguir

Leia a seguir