CVM fez pedido para Twitter fornecer dados de ‘influenciadores’ do mercado brasileiro

O processo relacionado à solicitação corre em sigilo dentro da autarquia

Agente financeiro acompanha desempenho de ativos na B3, a bolsa brasileira. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) confirmou que enviou ofício ao Twitter com pedidos para envio de dados como nome, CPF, endereço de e-mail, data de nascimento e telefone de alguns “influenciadores” do mercado financeiro que possuem conta na rede social.

A autarquia informou que o ofício é parte de um processo no âmbito da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI).

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Trata-se de trabalho de supervisão temática, no âmbito do Plano de Supervisão Baseada em Risco (SBR), da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI), envolvendo atuação de influenciadores digitais nos mercados regulamentados pela Autarquia, aprovada recentemente pelo Colegiado da CVM”, diz a nota enviada pela CVM.

O ofício foi enviado pela autarquia no dia 8 de agosto e deveria ser respondido até o dia 23. A CVM não comentou se recebeu os dados pedidos. O processo corre em sigilo dentro da autarquia.

Na tarde de quarta-feira, diversos usuários do Twitter ligados ao mercado financeiro informaram ter recebido e-mail do que seria a área legal do Twitter solicitando os dados a pedido da CVM.

Apesar do prazo de 23 de agosto informado pela autarquia, as citações dos usuários sobre o caso aconteceram todas nas últimas horas.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS