Com publicidade e bem mais barato: sucesso de plano de assinatura com propaganda faz ações da Netflix (NFLX34) subirem

Anúncio mostra um forte crescimento do serviço apoiado por anúncios, de cinco milhões de usuários há um ano, e 23 milhões em janeiro

A Netflix (NFLX34) pode ter resolvido o problema de garantir o crescimento a longo prazo. A gigante do streaming agora tem 40 milhões de usuários em seu serviço de assinatura com publicidade – um número que quase dobrou nos últimos quatro meses.

O anúncio da Netflix mostra um forte crescimento do serviço apoiado por anúncios, de cinco milhões de usuários há um ano, e 23 milhões em janeiro. O nível com suporte de anúncios custa US$ 6,99 por mês, em comparação com US$ 15,49 do nível padrão sem anúncios da Netflix.

A divulgação dos números é significativa, já que a Netflix disse nos resultados do trimestre encerrado em março que planejava parar de fornecer dados trimestrais de adesão e receita média gerada por membro. Atualizações regulares no nível de anúncios podem acalmar os temores de que a mudança significasse que a empresa estava prevendo um crescimento mais lento de assinantes.

A Netflix divulgou os usuários da assinatura apoiada por anúncios, em vez do número total de assinantes. Analistas do J.P. Morgan estimam que a Netflix provavelmente tenha cerca de 19 milhões de assinantes do serviço apoiado por anúncios, que esperam aumentar para 28 milhões até o final deste ano e 39 milhões no final de 2025.

A plataforma de streaming anunciou a notícia durante os chamados “upfronts”, as negociações realizadas no final da primavera e início do verão no Hemisfério Norte, onde os executivos da rede e da mídia procuram fechar acordos publicitários.

A Netflix também disse que lançaria uma plataforma interna de tecnologia de publicidade até o final de 2025. A Netflix já usou tecnologia da Microsoft para veicular anúncios.

A empresa ainda busca conteúdo mais amigável para anunciantes, incluindo esportes ao vivo. A Netflix disse na quarta-feira que transmitirá os dois jogos de Natal da NFL este ano e pelo menos um jogo de fim de ano em 2025 e 2026 como parte de um novo acordo de três temporadas.

“Com a melhoria da tecnologia de anúncios, uma base de usuários altamente engajada e uma equipe de vendas de anúncios em crescimento, esperamos que o nível de anúncios gere uma monetização mais significativa em 2025”, escreveu Doug Anmuth, analista do J.P. Morgan, em relatório.

As ações da Netflix subiam 0,3%, para US$ 615,48, no início do pregão de quinta-feira na Nasdaq, tendo subido 65% nos últimos 12 meses.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico