Bolsa da Europa fecham em alta antes de impacto de interrupção das negociações de teto da dívida dos EUA

A interrupção das negociações sobre o teto da dívida em Washington não chegou a tempo de afetar o fechamento dos pregões europeus

As bolsas da Europa fecharam no azul nesta sexta-feira (19) ainda sob efeito do otimismo em relação a um potencial avanço das negociações em torno do aumento do teto da dívida americana.

A interrupção das negociações sobre o teto da dívida em Washington – que mudou o humor das bolsas em NY – não chegou a tempo de afetar o fechamento dos pregões europeus.

Índices das bolsas da Europa

Assim, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,66% a 468,85 pontos.

Na semana, o avanço foi de 1,12%. Já a bolsa de Londres fechou em alta de 0,19%, acumulando alta de apenas 0,03% na semana.

A bolsa de Frankfurt subiu 0,69% a 16.275,38, registrando o melhor resultado semanal, de alta de 2,27%.

Em Paris, o CAC 40 fechou em alta de 0,61% a 7.491,96, acumulando 1,04% na semana.

Indicadores econômicos

Suporte veio também da melhora do sentimento do consumidor no Reino Unido.

Segundo a empresa de pesquisa Gfk, a confiança entre os consumidores do Reino Unido melhorou pelo quarto mês consecutivo em maio perante os sinais de alívio da inflação, apesar da contração do consumo causada pela subida das taxas de juro.

A confiança do consumidor ficou em -27 pontos em maio, face a -30 no mês anterior. A leitura é a mais elevada desde os -26 pontos registados em fevereiro de 2022.

Entre indicadores europeus, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha teve alta de 4,1% em abril, na comparação anual, desacelerando em relação ao aumento de 6,7% registrado em março e na menor alta desde abril de 2021.

Teto da dívida

As negociações entre a Casa Branca e os republicanos da Câmara sobre o teto da dívida foram interrompidas mais cedo sem planos para serem retomadas, segundo o líder da Câmara, Kevin McCarthy.

Segundo ele, as últimas conversas foram improdutivas, retirando o otimismo inicial de que o impasse sobre o teto da dívida seria resolvido até o fim de semana.

Fed

Além disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse hoje que os efeitos do estresse bancário na política monetária ainda são incertos embora a tendência seja de que ele contribua para que o aperto monetário seja menor que o esperado inicialmente.

Porém, ele alertou que continua vendo uma persistente inflação de serviços e que levar a inflação de volta à meta vai levar algum tempo.