Bolsas da Europa fecham mistas com Reino Unido anunciando aumento de impostos e redução de gastos

Destaque também para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro, que avançou 10,6% em outubro

Os principais índices acionários da Europa recuam majoritariamente na manhã desta quinta-feira, ainda repercutindo as tensões geopolíticas envolvendo um míssil que caiu em território polonês e matou duas pessoas. Além disso, os investidores repercutiram a divulgação do novo pacote fiscal britânico divulgado pelo ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt.

No fechamento, o índice Stoxx 600 operava em queda de 0,46%, a 428,20 pontos.

O índice DAX, de Frankfurt, fechou o dia com alta de 0,23%. O FTSE 100, de Londres, recuou 0,06%. Já o francês CAC 40 registrava retração de 0,47%.

Aumento de impostos

O mercado europeu se voltou para o discurso do ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, que anunciou aumento de impostos para pagamento de dívida pública, além de corte de gastos sociais.

“Com uma recessão no horizonte e a mais alta inflação em 41 anos, há preocupações de que estejamos voltando para uma era de austeridade e que isso possa aumentar os problemas enfrentados por consumidores e empresas”, afirmou a chefe de investimentos da Interactive Investor, Victoria Scholar, em relatório.

Indicadores

No front dos dados publicados hoje no continente europeu, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro avançou 10,6% em outubro, no acumulado de doze meses, conforme divulgou nesta manhã o Eurostat, serviço de estatísticas da União Europeia. O resultado é um recorde histórico mas veio ligeiramente abaixo da alta de 10,7%, que foi prevista por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.

Guerra

Os investidores também acompanham as tensões geopolíticas envolvendo a guerra na Ucrânia, após dois mísseis terem caído em uma cidade polonesa, próxima da fronteira do país com Kiev. A Polônia é um país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o que contribuiu para os temores de uma possível escalada no conflito.

Contudo, o presidente do país, Andrzej Duda, afirmou que os projéteis podem ter sido lançados pelas forças ucranianas de forma acidental.

Empresas

No mercado acionário europeu, as ações da companhia alemã Siemens sobem 6,89% depois que a empresa superou as expectativas de analistas ao aumentar dividendos sobre os lucros do quarto trimestre. Já a NN Group, empresa de serviços financeiros da Holanda, teve queda de 7,22% em suas ações depois que as metas da empresa para 2025 ficaram abaixo das expectativas.