Ações em alta: Braskem (BRKM5) sobe quase 5% com Usiminas (USIM5) atrás; frigoríficos caem
Empresas citadas na reportagem:
A Braskem (BRKM5) puxou a fila das ações em alta nesta terça-feira (21) em um dia morno de negociação no Ibovespa e com a ausência de gatilhos claros. A ação preferencial de classe A da petroquímica fechou próxima de 5%, e continua o forte desempenho na semana, com retorno positivo acumulado de 13%. A valorização do minério de ferro nas bolsas da Singapura colaborou para que a Usiminas (USIM5) viesse logo em seguida.
Por outro lado, frigoríficos caíram em bloco com o avanço da gripe aviária nos Estados Unidos. O estado da Georgia, um dos principais produtores de frango do país, registrou o primeiro caso da doença. Assim, ações da BRF (BRFS3) amargaram mais de 7% de queda – pior desempenho do Ibovespa hoje.
Confira em seguida as principais ações em alta e em queda no Ibovespa.
Braskem (BRKM5), Usiminas (USIM5) e mais ações em alta
A Braskem (BRKM5) acumula alta em 2025. A ação da petroquímica sobe 22,88% desde o início de janeiro. Nesta terça, registrou valorização pelo segundo pregão consecutivo do Ibovespa.
Do lado de commodities, a valorização do minério de ferro em Singapura levou as ações do setor de siderurgia a subirem em bloco. A Usiminas (USIM5) liderou o movimento de alta, com valorização de 3,57% no índice.
A queda da Vale (VALE3) mesmo com o vento positivo da commodity dificultou a recuperação do Ibovespa, nota Bruno Mori, planejador financeiro da Planejar.
Além da Usiminas, a Gerdau registrou alta em sua ação preferencial no Ibovespa. O mercado também monitora medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a China, que não vieram em uma primeira leva de decretos assinados pelo republicano.
Confira, em seguida, as dez principais altas do Ibovespa hoje (21/01). As cotações são de 18h40.
- Braskem PNA (BKRM5): +4,80%
- Usiminas PNA (USIM5): +3,57%
- Brava Energia ON (BRAV3): +2,70%
- Porto Seguro ON (PSSA3): +2,67%
- Eneva ON (ENEV3): +2,44%
- Embraer ON (EMBR3): +2,34%
- Vibra ON (VBBR3): +2,09%
- Totvs ON (TOTS3): +2,00%
- Gerdau PN (GGBR4): +1,77%
- Hapvida ON (HAPV3): +1,76%
Frigoríficos despencam com gripe aviária no radar
A gripe aviária, por outro lado, exerceu pressão sobre as ações de frigoríficos do Ibovespa após chegar ao estado produtor avícola da Geórgia, nos Estados Unidos.
Assim, o papel da principal produtora de frango do Brasil, a BRF (BRFS3), ficou na ponta oposta das ações em alta nesta terça-feira. O ativo recuou mais de 7%, na lanterna do índice. Além disso, a holding da BRF, a Marfrig (MRFG3), teve o segundo pior desempenho do dia.
Por fim, as ações da Raízen recuaram pelo segundo pregão seguido, com o Santander baixando estimativas de preço-alvo para o papel.
Assim, os analistas do banco espanhol revisaram o preço-alvo de R$ 4,90 para R$ 4,20 após a distribuidora controlada pela Cosan, de Rubens Ometto, decepcionar analistas com dados de produção de etanol e açúcar da safra de 2024 a 2025.
Dentre as baixas, as ações da Azul se destacaram com queda superior a 2%.
Veja abaixo as principais ações em queda do Ibovespa hoje:
- BRF ON (BRFS3): -7,47%
- Marfrig ON (MRFG3): -5,39%
- JBS ON (JBSS3): -3,35%
- Raízen PN (RAIZ4): -3,11%
- Automob ON (AMOB3): -3,03%
- IRB Brasil ON (IRBR3): -2,70%
- Azul PN (AZUL4): -2,07%
- Minerva Foods ON (BEEF3): -1,20%
- Fleury ON (FLRY3): -1,19%
- São Martinho ON (SMTO3): -1,03%
Leia a seguir