- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Ações em alta: MRV (MRVE3) e IRB (IRBR3) sobem mais de 5% com queda na curva de juros; Assaí (ASAI3) e Azul (AZUL4) lideram perdas
Ações em alta: MRV (MRVE3) e IRB (IRBR3) sobem mais de 5% com queda na curva de juros; Assaí (ASAI3) e Azul (AZUL4) lideram perdas
As ações da construtora MRV (MRVE3) e da resseguradora IRB Brasil (IRBR3) lideraram o bloco de ações em alta nesta quinta-feira (05), com avanços marcados pela queda da curva de juros futuros no Brasil.
A expectativa dos contratos de taxa DI nos vértices intermediários e longos chegou a cair 100 pontos-base, abrindo margem para que ações cíclicas ampliassem ganhos no Ibovespa. Papéis de Lojas Renner (LREN3) e Magazine Luiza (MGLU3) também subiram.
Por outro lado, as ações da Azul (AZUL4) voltaram a fechar em queda nesta quinta. O mercado ainda liga o alerta sobre as medidas de renegociação das dívidas da aérea, no aguardo de acordos com os principais detentores de títulos.
O pior desempenho do dia, contudo, ficou com o papel do Assaí (ASAI3), mesmo depois de o BlackRock ter aumentado a participação de 10,62% no capital societário da varejista.
Confira as principais ações em alta e em queda no Ibovespa hoje.
Ações em alta: MRVE3, IRBR3 e mais
O mercado de construção no Brasil continua aquecido e impulsionado por gastos do governo com o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O índice FipeZap, que acompanha os preços de novas residências, subiu 0,76% em agosto.
O impulso, assim como a queda de juros futuros, foi suficiente para valorizar o papel da MRV (MRVE3), uma das construtoras de maior atuação no MCMV. O papel subiu 5,99% no Ibovespa nesta quinta-feira.
O fluxo comprador no Ibovespa permanece forte, mesmo com a perspectiva de alta da Selic em setembro, de acordo com André Fernandes, sócio da A7 Investimentos.
“E assim, investidores estão apostando em ações que se beneficiam do consumo da população brasileira, que foi destaque no PIB do segundo trimestre”, destaca.
No mercado de seguros, a resseguradora IRB (IRBR3) liderou ganhos, com alta de 6,14%. Logo em seguida, as ações da Hapvida (HAPV3) saltaram 2,48%.
A Natura (NTCO3) foi outra varejista que se destacou no Ibovespa, com alta de 3,55%.
Dentre as ações ligadas a commodities, a CSN Mineração se manteve em alta no Ibovespa, mesmo com a queda no preço do minério de ferro no exterior. O papel ON (CMIN3) subiu 3,31% no Ibovespa.
Top 10 altas no Ibovespa hoje
- IRB Brasil Resseguradora ON (IRBR3): +6,14%
- MRV ON (MRVE3): +5,99%
- Natura ON (NTCO3): +3,55%
- CSN Mineração (CMIN3) +3,31%
- Lojas Renner ON (LREN3): +3,15%
- Hapvida ON (HAPV3): +2,48%
- Raia Drogasil (RADL3): +2,23%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): +2,16%
- Ultrapar ON (UGPA3): +1,83%
- TIM S.A (TIMS3): +1,69%
Ações da Azul voltam a fechar no vermelho; confira mais baixas
Por outro lado, na ponta oposta das ações em alta, as ações da Azul (AZUL4) voltaram a cair nesta terça-feira.
No pregão, a queda do papel foi marcada pela alienação de participação relevante da BlackRock para 4,7% do capital da aérea. Além disso, a companhia respondeu à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e reafirmou a meta de R$ 20 bilhões em faturamento para 2024.
O norte das ações da Azul (AZUL4), no momento, é o refinanciamento da dívida entre detentores de bonds, afirma Pedro Caldeira, sócio da One Investimentos.
“Esse ponto é o que vai balizar o movimento do papel, que vai ter volatilidade mais forte nos pregões”, afirma.
As ações da Azul caíram 3,66% no Ibovespa nesta quinta.
O pior ativo, contudo, foi o do Assaí, com queda de 3,91%.
Top 10 ações em queda no Ibovespa hoje
- Assaí ON (ASAI3): -3,91%
- Azul PN (AZUL4): -3,66%
- Minerva Foods ON (BEEF3): -2,83%
- Braskem PNA (BRKM5): -2,29%
- Sabesp ON (SBSP3): -2,22%
- Equatorial ON (EQTL3): -1,79%
- 3R Petroleum (RRRP3): -1,74%
- Energisa UNIT (ENGI11): -1,67%
- CVC Brasil (CVCB3): -1,55%
- BB Seguridade ON (BBSE3): -1,26%
Leia a seguir