Ações relacionadas à internet tendem a se recuperar mais rápido de baixas de mercado nos EUA

Com a recuperação do S&P 500, ações de empresas de internet como Meta, Alphabet, Pinterest e Chewy se destacam, apresentando potenciais de crescimento acima da média.

Se o mercado de ações dos Estados Unidos continuar a se recuperar, as ações relacionadas à internet provavelmente estarão na liderança dessa alta.

O S&P 500 recuperou cerca de 4% desde a sua mínima em março, após preocupações com o impacto econômico das tarifas do presidente Donald Trump terem levado o índice a uma correção (ou seja, a uma queda de 10% considerando um pico recente do papel).

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    A recuperação ocorreu com base em dois principais fatores: o Federal Reserve indicou que espera cortar as taxas de juros duas vezes este ano para apoiar o crescimento econômico, enquanto Trump cogitou reverter algumas das tarifas que havia anunciado.

    Se a recuperação continuar — o que depende fortemente da concretização desses dois fatores — as ações de internet devem apresentar os maiores ganhos.

    O setor de tecnologia como um todo teve, em média, um ganho de 27% nos três meses após os 20 piores recuos de mercado desde 1999, segundo a Trivariate Research.

    Isso o torna o melhor desempenho entre os 11 setores do S&P 500, nessas ocasiões. Dentro do setor de tecnologia, o segmento de internet é o melhor subgrupo, com uma média de ganho de pouco mais de 30% nesses períodos.

    Quem deve se recuperar mais rápido?

    Dessa forma, buscamos nomes populares da internet que já superaram o mercado na recuperação até agora. Dois exemplos são a Meta Platforms e a Alphabet, que subiram 6% e 5%, respectivamente, desde suas mínimas em março.

    Outro nome é o Pinterest, cuja ação subiu 7% desde sua mínima em março. A plataforma de anúncios voltada para ideias de casa e estilo de vida, avaliada em US$ 22,7 bilhões, tem muito espaço para crescimento de lucros.

    Analistas esperam que as vendas do Pinterest cresçam 16% ao ano nos próximos três anos, alcançando US$ 5,61 bilhões até 2027, segundo a FactSet.

    A empresa tem aumentado sua receita média por usuário a cada ano, ao inserir mais anúncios nas páginas. Isso tem melhorado, e não prejudicado, a experiência do usuário, já que eles estão em busca de ideias práticas em que podem clicar e fazer compras relacionadas.

    A expectativa é que a receita média por usuário do Pinterest atinja US$ 7,33 este ano, contra US$ 58 da Meta.

    Pinterest na mira

    Ninguém espera que o Pinterest atinja esse nível, mas pode reduzir parte da diferença. Isso se deve, em parte, ao fato de que sua receita média por usuário fora dos Estados Unidos é inferior a US$ 1, ou seja, há muito espaço para crescimento com mais anúncios.

    Enquanto isso, analistas esperam um aumento modesto no número de usuários ativos mensais — atualmente cerca de 553 milhões — o que deve contribuir para o aumento da receita.

    Isso pode impulsionar um rápido crescimento do lucro. À medida que a empresa amplia sua receita mais rapidamente do que os custos — como marketing e folha de pagamento —, suas margens de lucro podem aumentar bastante.

    É por isso que analistas projetam que o lucro por ação cresça 29% ao ano nos próximos três anos.

    O diferencial é que a empresa superou as estimativas de lucros em 18 dos últimos 20 trimestres. Então, se essa tendência continuar, o lucro do Pinterest deve aumentar rapidamente — e suas ações também.

    Você conhece a Chewey?

    Outra ação a considerar é a Chewy, que subiu 8% desde sua mínima em março. A varejista online de produtos para animais de estimação, avaliada em US$ 13,8 bilhões, está se beneficiando do aumento dos gastos com pets.

    Segundo a Mordor Intelligence, centro de pesquisa de mercado, os gastos domésticos com animais de estimação nos EUA somaram cerca de US$ 85 bilhões em 2024, com pouco menos de 90 milhões de lares possuindo um animal.

    A expectativa é de que os gastos cresçam a uma taxa de um dígito médio percentual ao ano nos próximos anos, conforme os “millennials” envelhecem, mudam para casas próprias e compram pets.

    Esse grupo também costuma gastar mais com seus animais, por se preocupar mais com o bem-estar deles, o que aumenta o gasto médio por cliente.

    Os resultados mais recentes da Chewy comprovam isso: as vendas e os lucros do quarto trimestre superaram as expectativas.

    A receita cresceu 15% em relação ao ano anterior, alcançando US$ 3,25 bilhões, impulsionada por uma base de clientes um pouco maior — cerca de 20,3 milhões — e por vendas maiores por cliente.

    A empresa teve um lucro pequeno devido ao aumento nos custos, como marketing. Mas, à medida que superar esse aumento drástico de despesas e continuar crescendo em vendas, suas margens de lucro podem se expandir.

    Analistas projetam que os lucros cresçam mais de 40% ao ano nos próximos dois anos. Esse é um dos motivos pelos quais o analista Mark Mahaney, da Evercore, reiterou em nota publicada na quarta-feira que a ação está entre suas melhores apostas.

    Esse cenário deve impulsionar as ações, que ainda estão mais de 70% abaixo de seus picos de 2021, quando parecia que todo mundo estava em casa cuidando de seus animais de estimação.

    *Com informações do Valor Econômico

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