Top 5 bancos digitais tomaram espaço de rivais menores; Nubank e Mercado Pago são destaques

Levantamento também mostrou que XP ampliou liderança entre as corretoras digitais de investimentos

Nubank (ROXO34), PicPay, Mercado Pago, C6 e Inter seguiram crescendo acima da média do mercado de bancos digitais no Brasil em novembro, mostrou levantamento divulgado na última sexta-feira (15) pelo Bank of America.

Segundo o estudo feito pela consultoria Sensor Tower, no conjunto, a base de clientes ativos dessas instituições era de 72% dos 176,66 milhões de usuários ativos, ante 66% um ano antes.

Além disso, cinco ‘neobanks’ responderam por 63% dos quase 2/3 dos 13,9 milhões de downloads de aplicativos de bancos em novembro.

Um ano antes, esse grupo havia concentrado 49% dos apps de bancos baixados em telefones celulares no país.

Individualmente, o Nubank manteve a liderança no setor, com uma base de usuários ativos de 58,6 milhões em novembro, aumento de 22% sobre um ano antes.

Já o PicPay, mesmo com uma queda de 10% na base de usuários ativos, manteve a vice-liderança, com 23,82 milhões em novembro.

E o Mercado Pago, braço do Mercado Livre, destaque de crescimento de downloads, fechou o mês passado com 19,1 milhões de usuários ativos.

C6, com queda anual de 7%, e Inter, com avanço de 2%, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente.

Fintechs menores perdem fôlego

Enquanto isso, rivais menores seguem perdendo base de usuários, mostrou a Sensor Tower.

Pan (-21%), Next e PayPal (-20%), Digio (-16%), Original (-43%) e AME Digital, da Americanas (AMER3), com queda de 70%, mantiveram o declínio dos meses anteriores.

Em número de downloads, Nubank (+59%), PicPay (+37%) e Mercado Pago (+28%) também seguiram acelerando.

Enquanto isso, Original (-85%), AME (-89%), Next (-18%), Pan (-26%) e Iti (-40%) mantiveram em novembro a tendência de queda anual.

XP lidera entre corretoras

Entre as corretoras online de investimentos, o relatório mostrou que a líder XP chegou em novembro a 1,71 milhão de usuários, alta anual de 14%.

Enquanto isso, a base do BTG Pactual teve declínio de 4%, a 1,35 milhão, na vice-liderança.

Rico (-1%), Clear (-17%) e Nu Invest (-11%) também tiveram declínios, mantendo a terceira, quarta e quinta posições, respectivamente.