Quem foi Jan Tinbergen, o primeiro vencedor do Nobel de Economia

Os estudos do holandês, que em 2023 completaria 120 anos, influenciam até hoje o pensamento econômico

O holandês Jan Tinbergen soube ainda muito jovem, por volta de 1910, que queria atuar com economia.

À época apenas uma criança, ele dizia que queria trabalhar com estudos que o permitissem a contribuir para que o mundo fosse um lugar mais justo.

O que ele não sabia, no entanto, era de que a vocação precoce o levaria a tornar-se, anos mais tarde, no primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Economia.

Seu foco: os ciclos das empresas

Jan Tinbergen nasceu em 12 de abril de 1903, na cidade de Haia, na Holanda. Enquanto seu interesse por matemática e ciências crescia na escola, decidiu que queria seguir uma carreira voltada à economia quando, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), viu milhares de pessoas passando fome em seu país.

Em 1921, matriculou-se na Universidade de Leiden, onde estudou Física e Matemática. Prosseguiu seus estudos na mesma universidade, concluindo a formação com o doutorado em Física.

Depois de se formar, Jan foi nomeado para o departamento de estatística do governo holandês, focando principalmente em ciclos de negócios das empresas.

Jan, então, ocupou o cargo entre as décadas de 1930 e 1940, em paralelo à ocupação como professor na Escola de Economia da Holanda, hoje absorvida pela Erasmus University, entre 1933 e 1973.

De 1936 a 1938, o holandês atuou também como consultor econômico da Liga das Nações, em Genebra, na Suíça, palco de muitas discussões geopolíticas entre as principais potências do mundo.

Pai da Econometria

Entre 1919 e 1932, Jan realizou um estudo econométrico, com foco no desenvolvimento econômico nos Estados Unidos.

A pesquisa formou a base de suas teorias sobre os conceitos de ciclo de negócios e princípios para promover a estabilidade econômica de um país.

O economista holandês também estabeleceu um modelo econométrico que auxiliou na formação do desenvolvimento político-econômico da Holanda na época.

Não à toa, ele é considerado o Pai da Econometria, matéria que mistura economia a modelos estatísticos e matemáticos, sendo um assunto praticamente obrigatório em qualquer curso de economia.

Prêmio Nobel de Economia

Estreando o Prêmio Nobel na categoria econômica, Jan Tinbergen foi nomeado em dezembro de 1969, ao lado do norueguês Ragnar Frisch, atingindo o auge da carreira.

A motivação do prémio, de acordo com a justificativa oficial dos avaliadores do Nobel na época, foi por Tinbergen “ter desenvolvido e aplicado modelos dinâmicos para a análise de processos econômicos”. Ele morreu em 1994 e, até os dias de hoje, seus ensinamentos influenciam o pensamento econômico mundial.

*Texto escrito por Leonardo Pinto, jornalista e editor do feed de notícias do íon Itaú, onde o artigo foi originalmente. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.