Quem é Renuka Jagtiani, a única mulher bilionária do Oriente Médio de 2024

Aos 70 anos, a empresária indiana é a única mulher na lista de bilionários da Forbes do Oriente Médio em 2024

Formada em Artes, a indiana Renuka Jagtiani, de 70 anos, se tornou a mais nova empresária bilionária e única mulher na lista da Forbes do Oriente Médio de 2024. Ela detém um patrimônio líquido de US$ 4,8 bilhões.

O que a levou a esse patamar, aliás, não foi apenas o novo cargo como CEO no conglomerado de roupas e hotelaria Landmark Group, mas também a sua maneira de liderar e inovar no segmento.

Bilionários Forbes: saiba quem são os 10 mais ricos do mundo

Aliás, foi com a bilionária do oriente médio Renuka Jagtiani no comando que a empresa migrou para o e-commerce e ampliou o seu alcance. A partir daí, as receitas aumentaram, o que permitiu a contratação de mais de 50 mil novos funcionários. Renuka assumiu a presidência do conglomerado no ano passado, após a morte de seu marido, Micky Jagtiani.

Trajetória

Nascida na Índia, Renuka Jagtiani se formou em Artes pela Universidade de Mumbai — uma universidade pública no estado de Maharashtra. Em 1993, começou a trabalhar na estratégia corporativa do Landmark Group, companhia fundada por seu marido.

Durante o tempo em que passou neste cargo de estrategista, aliás, Jagtiani teve seu trabalho reconhecido por diversos prêmios. De acordo com o jornal Times of India, Jagtiani recebeu o título de Melhor Mulher Asiática de Negócios do Ano em 2007 e Mulher de Negócios do Ano em 2012.

Seu trabalho também foi fundamental para expandir os negócios nos anos 2000. Desde então, a empresa passou a ter presença no Oriente Médio, no subcontinente indiano, no Sudeste Asiático e na África.

Quando a empresa foi fundada, em 1973, seu marido tinha apenas uma loja em Bahrein. Agora, porém, já são 2.200 lojas em 24 países, com a sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A executiva tem três filhos, Aarti, Nisha e Rahul, atualmente diretores de grupo na Landmark.

Dinheiro: o que as mães famosas – ou de famosos – ensinam aos filhos?

Equilíbrio entre vida e trabalho

Como CEO, a bilionária do oriente médio supervisiona todas as operações de varejo e hotelaria, além de liderar o crescimento estratégico da companhia para os novos mercados, como o e-commerce.

Como então, conciliar a vida pessoal e o trabalho? Para Renuka, não existe um equilíbrio perfeito para manter a rotina em casa, no trabalho e ter um tempo para si mesma.

“`Penso que um equilíbrio perfeito não existe. Afinal, temos de ser realistas e entender que haverá diferentes dias, diferentes tempos e o que importa é como você irá lidar com isso, como você irá organizar sua rotina no trabalho, em casa e consigo mesma. Não basta ser resiliente, temos de contar com um sistema de apoio”, diz.

Esse apoio, segundo ela, seria uma forma de valorizar a si mesma todos os dias. No trabalho, seria a equidade de gênero, com oportunidades iguais e cada vez com mais capacitação para melhorar o desempenho das equipes.