- Home
- Finanças
- Planejamento financeiro
- Vale a pena comprar carro zero com a alta da Selic? Entenda o que você deve levar em conta
Vale a pena comprar carro zero com a alta da Selic? Entenda o que você deve levar em conta
A alta na taxa básica de juros, a Selic, impacta os sonhos de consumo de muitos brasileiros. Por exemplo, vale a pena comprar carro zero com os juros subindo? A resposta depende das suas prioridades, mas há sim um impacto da alta na Selic nos custos dos financiamentos.
“Pense na Selic como o ‘preço do dinheiro’ que os bancos pagam para captar recursos. Quando ela sobe, os bancos repassam esse custo aos consumidores, aumentando as taxas de financiamento”, explica Nayra Sombra, planejadora financeira CFP pela Planejar, para a Inteligência Financeira.
“Para o comprador, isso significa parcelas mais altas e maior custo total do carro financiado. Por exemplo, com uma Selic a 12% ao ano, as taxas de financiamento podem chegar a mais de 2% ao mês, dependendo do perfil de crédito do cliente e do tipo de veículo”, afirma.
Contudo, a resposta de se é o momento para comprar um carro e se esse carro vai ser um novo ou um usado vai depender das suas prioridades. Tanto na aquisição de veículos 0 km quanto nos usados há vantagens e desvantagens e cabe a você balancear antes de tomar a melhor decisão.
A Calculadora de Financiamento de Veículos da Inteligência Financeira te permite simular, na prática, quanto custa um financiamento hoje. Você precisa inserir apenas quatro informações: qual é o valor do carro desejado; quanto você pretende dar de entrada; a taxa de juros do financiamento; e em quantos meses você pretende pagar. Acesse gratuitamente.
Vale a pena comprar um carro zero?
A pedido da Inteligência Financeira, a planejadora financeira Nayra Sombra listou as vantagens e as desvantagens de comprar um carro zero — e de adquirir um veículo usado. “A decisão deve considerar o orçamento, a finalidade do carro e o tempo que você pretende ficar com ele”, resume a especialista.
Carro zero
Vantagens:
- Garantia de fábrica, que cobre possíveis problemas mecânicos;
- Tecnologia mais atual e maior eficiência de combustível;
- Maior previsibilidade da desvalorização inicial.
Desvantagens:
- Custo mais alto na compra e maior impacto de desvalorização no primeiro ano (pode chegar a 20% ou 30%);
- Parcelas de financiamento mais altas, pois o valor financiado é maior.
Carro usado
Vantagens:
- Custo de aquisição mais baixo, com menor impacto de desvalorização inicial;
- Potencial para encontrar modelos seminovos bem equipados e por um preço acessível.
Desvantagens:
- Maior risco de manutenção e necessidade de reparos;
- Garantia limitada ou inexistente;
- Financiamento pode ter taxas mais altas, pois os bancos podem perceber um maior risco.
Existe uma época do ano mais indicada para comprar um carro zero?
A especialista diz que não é algo que necessariamente ocorre, mas que há uma tendência de maior vantagem em algumas épocas. De acordo com Nayra Sombra, isso ocorre especialmente no fim de ano, entre novembro e dezembro, quando as concessionárias estão diante de metas de venda, principalmente de modelos do ano anterior.
Outro momento é imediatamente quando há o lançamento de um novo modelo da mesma linha que você se interessa em comprar. Isso uma vez que, quando há o anúncio do modelo do ano seguinte, os carros do mesmo ano tendem a ter descontos.
“Além disso, acompanhar campanhas e feirões de montadores pode trazer oportunidades de melhores condições”, afirma.
Como medir a desvalorização de um veículo?
Há alguns fatores que auxiliam nessa avaliação da desvalorização de um carro. Contudo, em linha geral, essa diferença entre o preço de compra e o valor de revenda fica entre 15% e 30% no primeiro ano, de acordo com Nayra Sombra.
A especialista diz que há um fator importante que é a demanda. Marcas confiáveis, com boa procura por seus carros, se sobressaem. Da mesma maneira, veículos SUVs, que têm mais demanda que sedãs populares, também se desvalorizam menos, em geral.
Versões mais completas e equipadas e o cuidado do motorista, com revisões em dia, também são fatores que ajudam na manutenção do valor do carro. A planejadora indica a Tabela Fipe como uma opção para a consulta dos valores atuais de revenda.
Leia a seguir