Preço de seguro de carro sobe em março depois de um mês estável

Serviço aumentou 12,8% para mulheres e 8,8% para homens
Pontos-chave:
  • Índice mostra que os jovens motoristas pagam mais
  • Cidades com até 5 mil habitantes têm o seguro mais barato do mercado

A TEx divulgou os números de março do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), que apontou um crescimento de 0,1 ponto percentual no valor do seguro. O estudo aponta a variação mensal dos preços do seguro auto de acordo com gênero, região, faixa etária e idade do veículo.

O IPSA indicou que o valor do seguro aumentou em março após permanecer estável entre janeiro e fevereiro. No primeiro mês do ano, por exemplo, ao contratar o serviço para um automóvel de R$ 50 mil, o Índice estava fixado em 5,7% e o segurado pagava R$ 2.850 pelo serviço. Em fevereiro o valor foi o mesmo.

Inflação para mulheres foi maior do que para os homens

O estudo também traz informações quanto a evolução dos valores por gênero e indica que o índice do seguro por gênero aumentou, tanto para o feminino, quanto para o masculino. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o índice feminino aumentou 12,8%, e o masculino 8,8%.

Quando a comparação é por faixa etária, o índice mostra que os motoristas mais novos costumam pagar mais pelo seguro. A ‘geração Z’ (1990-2014) paga 8,5%, quase o dobro do que os ‘Baby Boomers’ (1943-1964), que pagavam 4,5%.

Quanto menor a cidade, mais barato é o seguro

A região que o segurado reside também é um dos fatores analisados para definição do preço dos seguros. Cidades que possuem até 5 mil habitantes possuem o seguro mais barato do mercado, enquanto os motoristas de cidades entre 5 e 10 mil habitantes pagaram o maior valor.

Outros fatores que interferem nos preços dos seguros são a idade do veículo, o preço dele na tabela Fipe e a quantidade de KMs rodados. O estudo aponta que o valor do seguro para um carro usado, de 6 a 10 anos, custa quase o dobro de um zero KM.

O índice é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela companhia e é dividido em seis indicadores, medindo a inflação geral e levando em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país.

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