Nubank lança ferramenta para evitar que clientes sejam vítimas de golpes

Nome do banco digital tem sido utilizado na fraude da chamada falsa central, em que criminosos ligam simulando operações financeiras

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/Reuters
Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/Reuters

O Nubank criou um recurso que diz aos clientes na tela inicial do aplicativo se as ligações que recebem são de fato da fintech. O recurso, que tem o nome de Chamada Verificada, permite que o cliente abra o aplicativo quando recebe uma ligação para confirmar se aquela chamada é legítima.

O objetivo é evitar que os clientes sejam vítimas de golpes feitos através de ligações fraudulentas. Assim como outras fintechs e bancos, o nome do Nubank tem sido utilizado no golpe da chamada falsa central, em que criminosos ligam para o cliente afirmando que precisam recolher seu cartão de crédito, por exemplo.

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O Chamada Verificada é válido para ligações que são iniciadas pela empresa ou por parceiros credenciados, e não funciona quando o cliente é quem liga para a fintech. As chamadas são identificadas apenas a partir do momento em que o cliente as atende.

“Essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil. A novidade reforça nosso compromisso de usar tecnologia para combater e prevenir novas ameaças, de uma maneira rápida e fácil de usar”, diz em nota a vice-presidente de Engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank, Fabíola Marchiori.

A fintech lançou recentemente um recurso que permite que usuários Android bloqueiem ligações suspeitas de falsas centrais de atendimento. Além disso, criou ferramentas como o Modo Rua, que restringe o uso do aplicativo fora das casas dos clientes.

Com informações do Estadão Conteúdo

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