Lições do astro do basquete LeBron James, que se tornou bilionário com salário e contratos

E a sua remuneração, será que é o momento de pedir um aumento? Veja como avaliar

O astro do basquete LeBron James é o mais novo integrante do clube dos bilionários - Ilustração: Inteligência Financeira
O astro do basquete LeBron James é o mais novo integrante do clube dos bilionários - Ilustração: Inteligência Financeira

O jogador de basquete LeBron James se tornou oficialmente bilionário, divulgou a revista Forbes. Com o feito, ele é o primeiro jogador ativo da NBA (liga de basquete americana) a alcançar a marca.

Outro jogador da NBA que entrou na lista de bilionários da Forbes foi Michael Jordan, mas isso em 2014, mais de 10 anos depois de ter deixado as quadras.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A fortuna de James, de 37 anos, foi engrossada após o esportista ter recebido mais de US$ 121,2 milhões no ano passado. O rendimento vem das quadras, como o jogador mais bem pago da liga, mas também de outros negócios, como empreendimentos comerciais.

LeBron tem, ainda, um contrato vitalício com a Nike e faz trabalhos para outras marcas, como AT&T, PepsiCo e Walmart. James foi selecionado para o NBA All-Star Game (Jogo das Estrelas) 18 vezes, venceu a liga em quatro oportunidades (2012, 2013, 2016 e 2020), e foi medalista olímpico de ouro por duas vezes.

A quantas anda seu salário?

Bom seria ter o talento de LeBron, conseguir uma vaga na NBA, chamar a atenção da Nike e ter US$ 1 bilhão no banco. Se isso não for possível, há outros caminhos para atingir a independência financeira, ainda que você seja assalariado, empreendedora, influenciador ou blogueira. No fundo, tudo é uma questão de ter bons argumentos e ser realista.

Os especialistas em carreira e consultores de empresas afirmam que pedir um aumento ou renegociar contratos não é visto com maus olhos, mas é importante que o pedido seja consistente, realista e bem fundamentado.

O primeiro passo é entender o atual momento do mercado em que você atua, e se ele está ou não aquecido. Isso te ajuda a identificar o seu poder de negociação e se essa é ou não uma boa hora para pedir um aumento de salário.

Avalie seu desempenho enquanto funcionário, empresário ou influenciador

Avaliar como tem sido seu desempenho também é importante. E seja realista, pensando nos últimos doze meses e comparando os seus resultados com os de seus pares ou concorrentes.

Antes de pedir um reajuste nos seus ganhos, você deve ter clareza de onde quer chegar e o que imagina para o médio e longo prazos. Trace um plano para a sua carreira, com metas bem estabelecidas, e mostre que você não está interessado apenas no dinheiro, mas no seu desenvolvimento profissional e na sua entrega. Isso melhora sua argumentação e aumenta suas chances de conseguir uma remuneração maior. É normal que os planos mudem ou que tenham adaptações ao longo do tempo. O importante é mostrar como a empresa pode se beneficiar com seu trabalho.

Não exagere na proposta

Não existe um valor certo na hora de pedir um reajuste de valores. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado para saber quanto seus concorrentes estão ganhando. Não existe receita de bolo, mas é importante manter os pés no chão. Pedir um aumento de 30% no salário ou em contratos pode tornar a negociação totalmente inviável, até porque esse valor é aleatório e não leva em consideração nem mesmo a inflação.

Como pedir um aumento de salário?

Seja como for e apesar de a economia brasileira estar patinando, como sempre, talvez seja hora de você negociar uma promoção ou um reajuste nos seus contratos. Obviamente não bilionário, como é a remuneração de LeBron, uma pena. Mas certamente é possível superar as perdas da inflação. E há técnica para fazer isso. Como? Nós te damos dicas no vídeo abaixo:

Dicas para pedir um aumento de salário| Inteligência Financeira #shorts
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Salário


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS