Como usar os investimentos para conquistar seus sonhos?

Cauê Fabiano conversa com Fabio Gallo, da FGV, sobre como organizar as finanças para alcançar seus objetivos

Realizar o sonho da casa própria está na sua lista de conquistas? Muita gente começa a se arriscar nos investimentos para alcançar esse objetivo. Para falar sobre esse tema, Cauê Fabiano conversa com Fabio Gallo, colunista da IF e professor da Fundação Getúlio Vargas. Ele explica o que você precisa saber antes de entrar em um financiamento e como organizar seu orçamento para poupar.

Veja outros conteúdos que a IF publicou sobre investimentos e imóveis:

Como organizar as finanças para comprar o primeiro imóvel?

Um em cada três brasileiros considera alta a chance de deixar o atual imóvel e se mudar nos próximos dois anos, segundo o Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa feita em parceria com o Datafolha. Entre os mais de três mil entrevistados, 19% gostariam de mudar para a casa própria. Na prática, a compra de um imóvel exige muito planejamento. “No caso de um financiamento, existe um caminho para seguir. Você precisa se organizar financeiramente de forma que sua renda não fique completamente tomada por esse compromisso de longo prazo”, ressalta Carlos Castro, planejador financeiro CFP pela Planejar. De acordo com o especialista, o ideal é que a parcela do valor do imóvel não comprometa mais do que 30% do orçamento.

Saiba mais lendo nossa matéria completa.

Investir em um fundo imobiliário ou em um imóvel para alugar: qual é a melhor opção?

Nos últimos anos, o número de investidores em fundos imobiliários  (FII) deu um salto. De acordo com a B3, em 2017 eram 121 mil pessoas apostando nos FIIs — hoje são cerca de 1,5 milhão. Os fundos imobiliários chamam atenção por terem aportes mais baixos e permitirem que os investidores diversifiquem seu portfólio, investindo em fundos de papel e de tijolos. 

Mas não é de hoje que o investimento imobiliário está entre os favoritos do brasileiro. No Brasil, comprar imóveis para ter uma renda com aluguel ou revenda é uma prática comum. E é aí que pode surgir a dúvida: o que compensa mais? Investir em FIIs ou comprar um imóvel? Depende. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e atendem diferentes momentos de vida e objetivos.

Saiba mais sobre fundos imobiliários e o aluguel de imóveis.

Meu primeiro imóvel

Comprar um imóvel requer planejamento e disciplina, e tomar decisões precipitadas podem mexer (e muito) com o seu bolso. Veja este especial da IF com matérias para te ajudar nesse momento decisivo.

Leia a seguir

Leia a seguir