Gaste menos no supermercado. Como? Veja aqui

Comece fazendo uma lista dos itens que faltam em casa
Pontos-chave:
  • O erro mais comum é não ter um planejamento mínimo antes de ir às compras
  • Muitos cartões de crédito estão dando cashback de até 10%

Uma pesquisa feita pela Proteste com 500 pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro mostrou que 65% dos entrevistados estão optando por parcelar as compras feitas no supermercado. Isso mostra uma dificuldade que o consumidor está tendo para suprir necessidades básicas. E é por isso que convidamos Idean Alves, sócio da Ação Brasil Investimentos, para dar dicas sobre como economizar nas compras. Vamos a elas:

Quais são os erros mais comuns na hora de fazer as compras?

O erro mais comum de quem vai fazer compras é não se planejar de forma antecipada, muitas vezes extrapolando o orçamento disponível no mês, precisando recorrer ao crédito através do cartão, ou do crédito pessoal, o que acaba por limitar a liberdade de escolha ao longo do ano.

Parcelar as compras é uma opção viável?

Parcelar as compras de supermercado é ok, desde que você saiba usar o crédito a seu favor. Muitos cartões de crédito estão dando cashback de até 10% por compra realizada. É como ganhar um bônus por usar o crédito, sem ter um custo a mais por isso.

É melhor fazer compras em datas definidas ou só guando a despensa fica vazia?

O ideal é fazer compras semanais ou quinzenais, em especial de produtos perecíveis, pois se não, eles podem estragar sem o devido uso no tempo hábil.

Quais são as principais dicas para economizar no supermercado?

  • Anote o que falta na sua casa. A lista te ajuda a limitar a compra;
  • Não compre apenas em um local;
  • Compare preços entre pelo menos dois estabelecimentos;
  • Supermercados costumam fazer promoções em dias diferentes. Fique atento para aproveitar as melhores datas do seu bairro;
  • Faça compras após as refeições e não vá para o supermercado com sede ou com vontade de comer um doce. Tudo isso pode gerar despesas extras desnecessárias;
  • Sempre que possível, não leve crianças com você. Muitas vezes, os pequenos querem itens que não fazem parte da sua lista, o que pode desestabilizar seus gastos.

Colaborou Anne Dias