Quer saber quanto custa estudar na Alemanha?

Valores podem ser mais baixos do que você imagina! Confira nosso levantamento

Você já cogitou a ideia de estudar na Alemanha mas não imagina quanto isso possa custar? Para dar uma ideia de preço, fizemos um pequeno levantamento do preço de cursos de graduação e pós em três das melhores universidades do país.

Mas antes de apresentar o resultado, já damos o spoiler: possivelmente o custo seja mais baixo do que você supõe.

Para o levantamento, pesquisamos os preços de cursos em três das mais bem classificadas instituições de ensino superior do país.

Elas são:

  • Universidade Técnica de Munique;
  • Universidade de Heidelberg;
  • Universidade Livre de Berlim.

Vale dizer que todas são universidades públicas, como são, em geral, as instituições mais bem classificadas do país, ok? Agora vamos aos resultados.

Quanto custa para um brasileiro estudar na Alemanha?

Este é o primeiro e mais importante ponto a ser considerado por quem pretende fazer uma graduação na Alemanha. Nas universidades públicas, os cursos de graduação são gratuitos. Isso quer dizer que ninguém precisa pagar? Não é exatamente assim, mas é quase.

Em geral, alunos com nacionalidade europeia não pagam mensalidades ou anuidades. Eles pagam apenas taxas administrativas cobradas semestralmente, que ficam entre 75 a 300 euros, mais ou menos, dependendo da universidade. E alunos não europeus? Essa resposta depende muito da universidade em que você quer estudar. Quer ver? Vamos lá.

Quanto custa estudar na Universidade Técnica de Munique

Para começar, vamos considerar a Universidade Técnica de Munique (TUM). Até pouco tempo, o estudante internacional não pagava mais do que o estudante nacional para estudar lá. A partir do semestre de inverno de 2024/25 – geralmente de 1º de outubro a 31 de março –, porém, isso deve mudar, segundo informações do próprio site da instituição.

De acordo com as informações, o valor exato da taxa de matrícula depende do campo de estudo escolhido. No entanto, a regra geral é que o valor semestral fique entre 2 mil e 3 mil euros para programas de bacharelado e entre 4 mil e 6 mil euros para programas de mestrado. Os valores detalhados estão neste link.

Quanto custa estudar na Universidade de Heidelberg

Estudar na Alemanha na Universidade de Heidelberg como aluno brasileiro (ou seja, não pertencente à União Europeia e ao Espaço Econômico Europeu) custa 1.500 euros por semestre.

Quanto custa estudar na Universidade Livre de Berlim

Agora, sim, a grande diferença. Com exceção de alguns programas de graduação e pós-graduação, em geral, a Universidade Livre de Berlim não cobra taxas de matrícula dos estudantes, sejam eles nacionais ou internacionais. Ou seja, os alunos precisam pagar apenas aquelas taxas administrativas semestrais.

Quanto custa morar na Alemanha para estudar

Fazer essa conta nem sempre é fácil. Sabemos, porém, que a Alemanha tem um dos custos de vida mais altos da Europa, certo? Lembra daquele post em que comentamos o preço do cafezinho? (Que você pode ler aqui) Então…

Claro que tudo depende muito do seu estilo de vida. Em geral, no entanto, a Universidade Livre de Berlim estima que os estudantes devam contar com um gasto mínimo de 934 euros, considerando taxas de aluguel, alimentação, lazer etc.

E a própria Universidade alerta que, para obter um visto de entrada ou uma autorização de residência para fins de estudo, você precisa provar que tem valor reservado para todos os meses em que permanecerá no país estudando, ok? Independentemente de ter qualquer emprego.

Precisa falar alemão para estudar na Alemanha?

Em geral, a resposta é sim, você precisa falar alemão para viver na Alemanha. Porém, não podemos dizer que seja totalmente obrigatório saber alemão para estudar no país. Isso porque alguns cursos de graduação e pós são oferecidos em inglês.

De acordo com a plataforma de serviço de intercâmbio acadêmico alemão DAAD, dos 9.967 programas de graduação disponíveis no país, 343 são em inglês. E dos 10.326 programas de mestrado disponíveis, 1.731 também são em língua inglesa.

Vale observar, no entanto, que as instituições que mais oferecem cursos em inglês são geralmente as privadas, que têm custos bem superiores aos das universidades públicas.

Como se candidatar para estudar na Alemanha

O mesmo portal DAAD reúne todos os passos para quem quer se candidatar a uma universidade na Alemanha, seja para um programa de graduação ou pós-graduação. Confira as informações específicas para o seu caso. E viel Glück!