Conta bancária para crianças: veja como abrir e como funciona

Menores de 16 anos, com o consentimento dos pais ou tutor, podem ter conta bancária no próprio nome

Uma criança pode ter uma conta tradicional, mas os pais podem abrir uma específica, que oferece apenas cartão de débito e um valor máximo diário
Uma criança pode ter uma conta tradicional, mas os pais podem abrir uma específica, que oferece apenas cartão de débito e um valor máximo diário

O que você faz quando seu filho pede dinheiro para o lanche, ou para alguma compra de pequeno valor? Com a popularização do Pix, muita gente não vai encontrar uma nota sequer na carteira para dar ao pequeno.

Para resolver essa questão – e, de quebra, facilitar o pagamento da mesada – você pode abrir uma conta corrente para a criança.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Menores de 16 anos, com o consentimento dos pais, ou tutor podem ter conta bancária no próprio nome.

Por que criança deve ter conta corrente?

Basicamente, criança pode ter conta em banco para facilitar a vida dos seus responsáveis em três situações:

1. Mesada

Em vez de notas, um depósito bancário. Os país podem aproveitar para ensinar na prática sobre educação financeira e a criança pode gerenciar o próprio dinheiro – para a compra de um videogame, por exemplo.

2. Pagamento de pensão alimentícia

A conta pode ser usada para receber a pensão alimentícia. O valor, que é geralmente pago para custear as despesas a filhos menores de 18 anos, pode ser depositado direito na conta da criança. Uma das vantagens é que o imposto de renda da criança ´poderá ser declarado em separado, possivelmente reduzindo o valor recolhido ao fisco (mas atenção: nesta caso, a criança não pode constar como dependente na declaração de nenhum dos pais).

3. Poupança

A conta também pode ser usada como uma forma criar uma reserva financeira para o seu filho – seja para uma eventualidade ou para o futuro, como o pagamento de uma faculdade ou de um intercâmbio.

Controle financeiro

A falta de controle sobre do próprio dinheiro é uma realidade para muitos brasileiros, revela pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Das 813 pessoas ouvidas pela pesquisa, cerca de 50% não controlam os próprios orçamentos. Seja porque confiam apenas na memória para anotar as despesas (25%), não fazem nenhum registro dos ganhos e gastos (20%) ou porque delegam a função para terceiros (2%).

Quais são os documentos necessários para abrir uma conta para um menor de idade?

É bem simples abrir conta para um menor de idade. Você vai precisar de:

  • RG E CPF do responsável e da criança,
  • Comprovante de residência.

Qual a diferença entre uma conta comum e a conta aberta para uma criança?

Um menor pode ter uma conta tradicional.

Porém, os pais podem abrir uma conta específica para crianças, que oferece apenas cartão de débito e permite aos pais determinar um valor máximo diário que pode ser utilizado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS