- Home
- Finanças
- Planejamento financeiro
- 4 dicas para você deixar de perder milhas e fazer a viagem dos sonhos mais rápido do que pensa
4 dicas para você deixar de perder milhas e fazer a viagem dos sonhos mais rápido do que pensa
Fazer a viagem dos sonhos sem pagar pela passagem aérea utilizando milhas é o sonho de muitos viajantes. Afinal, esse é um dos principais custos de qualquer viagem, junto com hospedagem e alimentação.
Contudo, parece muito difícil para diversas pessoas conseguir acumular os pontos suficientes para trocar por passagens. De acordo com Rodrigo Góes, criador do curso Fábrica de Milhas, isso acontece muito pelas oportunidades de acumulação perdidas.
“Muitas pessoas têm um gasto alto no cartão de crédito, por exemplo, mas não têm tempo para se dedicarem a isso”, explica Góes.
São diversos “ralos de milhas”. Desde oportunidades perdidas de acumular pontos até o vencimento das milhas. De acordo com dados do Banco Central, apenas entre junho de 2021 e junho de 2022 expiraram 39 bilhões de pontos.
Rodrigo Góes, que é engenheiro mecânico de formação, trabalha desde 2020 exclusivamente com milhas. Dando cursos, consultorias e fazendo a venda das milhas nas plataformas existentes com esse objetivo. Em entrevista à Inteligência Financeira, ele traz 4 dicas de como ganhar milhas mais rápido e realizar a sua viagem dos sonhos.
“O mundo das milhas é um direito de todo mundo. Qualquer pessoa que tem renda a partir de R$ 800 já consegue acumular pontos e milhas. Portanto, aquele indivíduo que está batalhando por uma grana, precisando de uma renda extra, as milhas podem ajudar. As vezes a viagem dos sonhos tá distante, o mundo das milhas pode ajudar isso”, comenta Góes.
Então, veja a seguir um passo a passo de como não perder as milhas.
1 – Confira seu programa de pontos, regras e cadastros nas companhias
A primeira dica é você saber exatamente quais são as regras de pontuação do programa de fidelidade do cartão de crédito.
É importante consultar pontos gerados a partir do gasto feito, onde esses pontos são depositados e qual é a flexibilidade para o uso. Por exemplo, se é restrito a passagens aéreas, de quais companhias, ou se dá para usar para outros produtos e serviços.
É importante fazer os cadastros nos programas de milha das próprias companhias aéreas, para pontuar também conforme as viagens e uso de serviços das empresas, bem como aproveitar as ofertas de compras de milhas.
2 – Lembre das milhas nas compras do dia a dia
Rodrigo Góes explica que um pulo do gato que muitos não se ligam é a parceria que os programas de fidelidade possuem com serviços utilizados no dia a dia. Por exemplo, compras no mercado, transporte e delivery de comida frequentemente fecham parcerias para pontuação.
“É importante separar os seus gastos do dia a dia e verificar quais empresas têm esses serviços e produtos em parcerias com programas de fidelidade”, afirma o influenciador.
Ele cita um caso recente, em que uma rede supermercadista tinha uma parceria pagando 10 pontos por real gasto, desde que a encomenda fosse feita pelo link presente no site do programa de fidelidade. “A pessoa que foi ao mercado aquele dia ganhou o ponto do cartão e mais nada. Quem usou essa promoção ganhou os pontos do cartão e um bom bônus extra”, disse.
Nos aplicativos de transporte e delivery, por outro lado, é comum a venda de créditos para uso nas viagens e entregas sob a mesma condição. Ou seja, oferecendo uma pontuação extra além do que aquela ofertada pelo cartão.
3 – Fique de olho nas ofertas de compra de milhas
Os programas de fidelidade permitem a compra de pontos para “inteirar” a passagem. De acordo com Góes, as compras costumam ser vantajosas, especialmente quando há alguma campanha de oferta.
Com objetivo de antecipar recursos, as companhias colocam condições melhores para a compra de milhas nos programas de fidelidade. Assim, o custo-benefício pode ser bom para quem está planejando usar essas milhas em breve.
4 – Atenção ao prazo de expiração para não deixar as milhas vencerem
Pontos e milhas, em geral, possuem prazos de expiração. Esse período pode variar de acordo com o perfil do cliente e as regras do programa de fidelidade em questão. O importante, contudo, é estar de olho nisso e evitar a perda. Os 39 bilhões de pontos perdidos entre 2021 e 2022, à época, permitiam retirar 2,45 milhões de passagens de ida e volta entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
Inclusive, sabia que dá para ganhar milhas pagando boletos? É isso mesmo! E você confere tudo nessa matéria aqui.
Leia a seguir