Quanto custa alugar um imóvel em Portugal?

Levantamos os preços em duas cidades: Lisboa e Braga; saiba também como encontrar um apartamento e se é preciso ter fiador

Quanto custa o aluguel em Portugal? Essa é uma pergunta que muita gente se faz quando pensa em arrumar as malas e tentar a vida no país europeu que fala a nossa língua. Quem considera essa ideia, aliás, já deve ter ouvido falar que os preços estão nas alturas. Mas será que o aluguel em Portugal é tão caro quanto dizem? Para responder, fizemos algumas pesquisas em anúncios de imóveis nas principais cidades portuguesas. Confira o resultado logo abaixo.

Quanto custa o aluguel em Portugal

Para padronizar nosso levantamento, vamos nos basear em apartamentos de 2 dormitórios (chamados tipologia T2 em Portugal) para alugar (ou “arrendar”, como dizem os portugueses) em duas cidades do país, que são Lisboa, maior e mais procurada, e Braga, que não é tão turística e abriga uma imensa comunidade brasileira.

Utilizaremos na busca o site Idealista, que é um “coletor” de anúncios de várias imobiliárias.

Qual é o valor do aluguel em Lisboa?

Para evitar que possamos considerar anúncios que permanecem nos sites embora os imóveis já estejam indisponíveis (o que é muito comum no país), ordenamos a busca privilegiando os anúncios mais recentes.

Assim, em 24 horas foram publicados 26 anúncios. Agora vamos organizá-los por ordem de preço.

O mais barato é um apartamento de 950 euros, o que é uma raridade.

Depois, temos o segundo mais barato, anunciado por 1.200.

Em seguida, entre 1.300 euros e 1.500 euros, há 9 opções, incluindo um T1+1 (que significa que tem um quarto com janela e outro possivelmente menor, sem janela, que é o chamado +1) no Cais do Sodré, que é uma região bem central e turística.

Entre 1.600 euros e 1.900 euros há 6 anúncios. Um deles, de 1.675 euros fica em um quarto andar, porém sem elevador.

Temos também um apartamento na Baixa (região muito procurada e muito turística) por 2.500 euros.

Depois deste, os preços variam entre 3 mil e 6 mil euros: há 7 anúncios “de luxo”.

Ou seja, podemos concluir que um aluguel de 2 dormitórios “vida real” em Lisboa custa em torno de 1.500 euros, certo? Em moeda brasileira, estamos falando de mais ou menos R$ 8 mil.

Qual o valor do aluguel em Braga

Agora vamos qual o valor do aluguel em Portugal considerando a cidade de Braga. Seguindo a mesma lógica, ordenamos os anúncios para ver primeiramente os mais recentes.

Então, em 24 horas, foram publicados apenas três anúncios.

Um de 1.000 euros, primeiro andar sem elevador. Um de 1.850, com 166 m2 e garagem. E o terceiro, de 1.300 euros, no 14º andar com elevador (ufa!).

Para aumentar a quantidade de informação, vamos considerar os próximos anúncios que aparecem na lista.

Há 7 anúncios de apartamento de 2 dormitórios entre 800 e 950 euros.

Os outros três anúncios ficam entre 1.000 e 1.200 euros.

Podemos, então, concluir que o aluguel de um apartamento em Braga fica por mais ou menos 900 euros, certo? Ou seja, algo em torno de R$ 4.800.

Vale destacar: ainda que esse seja o preço anunciado, a busca é grande e os imóveis não ficam disponíveis por muito tempo, ok?

Como alugar casa em Portugal

Primeiramente, para alugar um imóvel em Portugal você precisa ter o NIF, que é número de identificação fiscal por português, equivalente ao nosso CPF.

Muitas vezes também precisa pagar alguns meses de aluguel adiantados e o valor de um mês (ou mais) de caução.

Precisa comprovar renda? Sim, também precisa. Em alguns casos, se você ainda não tiver renda em Portugal, pode oferecer seu IR e seus comprovantes do Brasil.

É preciso ter fiador em Portugal?

Não existe regra que exija fiador. Alguns imóveis querem, mas outros aceitam apenas os meses adiantados e o caução.

Onde procurar casa para alugar em Portugal

Quem procura imóvel para alugar em Portugal raramente escapa de dois sites que funcionam basicamente como “coletores” de anúncios. Eles são Idealista, que utilizamos na nossa busca, e Imovirtual.