Receita abre nesta sexta consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda; dinheiro cai na conta dia 30

Este lote contempla 5.347.441 contribuintes que receberão um valor total de R$ 6,87 bilhões

O calendário de restituição prevê o pagamento de cinco lotes. (Foto: Getty Images/Criação: LIVE The Agency)
O calendário de restituição prevê o pagamento de cinco lotes. (Foto: Getty Images/Criação: LIVE The Agency)

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), a partir das 10 horas, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Este lote contempla 5.347.441 contribuintes que receberão um valor total de R$ 6,87 bilhões, além de restituições residuais de anos anteriores que caíram na malha fina.

O crédito do quarto lote cai conta indicada pelo contribuinte na declaração na próxima sexta-feira (30).

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Vale lembrar, também, que o prazo de entrega de Imposto de Renda termina dia no 30 para contribuintes afetados pelas enchentes no RS.

Quem está no quarto lote de restituição?

O pagamento do quarto lote de restituição vai para:

Últimas em Imposto de Renda

  • 15.077 pessoas acima de 80 anos;
  • 84.659 pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 7.168 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 27.372 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 261.019 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
  • 47.238 priorizados em razão do estado de calamidade provocada pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul e;
  • 4.904.908 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Assim que a Receita liberar a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar este link: “Consultar a Restituição“ . Mas, para isso, é preciso informar o CPF, a data de nascimento e escolher o exercício (que é o ano da declaração para a qual deseja saber se houve restituição). Então, clique no captcha para provar que não é um robô.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição cai na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Mas se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, devido a uma conta informada desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso isso aconteça, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB. Mas, além disso, pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Mas se o contribuinte não resgatar a restituição dentro de um ano, terá de fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Calendário de restituição

Neste ano, estão previstos cinco lotes regulares de pagamento da restituição do Imposto de Renda. As datas são as seguintes:

  • 1º lote: 31 de maio (já pago)
  • 2º lote: 28 de junho (já pago)
  • 3º lote: 31 de julho (já pago)
  • 4º lote: 30 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

O que mais você deve saber sobre o Imposto de Renda

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS