Torcida do Palmeiras é a campeã em consumo durante o Campeonato Brasileiro, aponta Itaú Unibanco

Levantamento considerou as transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os seis clubes que estavam na disputa pelo título nas últimas rodadas

O Palmeiras oficializou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2023, em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, definida apenas na rodada final. Ao longo do campeonato e especialmente na reta final, as torcidas exerceram um papel decisivo ao apoiar os clubes na busca pela taça. Um estudo do Itaú Unibanco mostrou que a torcida do Palmeiras figurou entre as campeãs de consumo.

O que o levantamento levou em consideração?

De acordo com o levantamento, ao longo do torneio, os torcedores do Palmeiras foram os torcedores que mais realizaram compras relacionadas aos clubes.

As transações que englobaram gastos com sóciotorcedor, estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial.

O estudo contempla as transações realizadas com cartões de crédito do Itaú entre janeiro e outubro de 2023.

Palmeirenses no topo das compras

Se considerados os seis clubes que tinham chances de título, os torcedores do Palmeiras tiveram o maior número de compras em 2023. Eles foram responsáveis por 50% do total relacionado a esses times.

O Flamengo veio em segundo lugar, com 27,6%, seguido do Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e RB Bragantino (1%).

Os gastos dos torcedores

Se considerado o valor total gasto pelos torcedores com os times, a disputa foi mais equilibrada. Assim, os torcedores do Palmeiras são vice-campeões, atrás apenas do Flamengo.

O time da Gávea conquistou a liderança no valor consumido pelos torcedores, com 35% do total gasto pelas torcidas em 2023, considerando os mesmos seis times.

Enquanto o Palmeiras ficou com 30,6%, seguido de Atlético-MG, com 14,8%, Botafogo, com 10,8%, Grêmio, com 8,3%, e RB Bragantino, com 0,5% do total.

Entretanto, na comparação com o mesmo período de 2022, o Flamengo teve queda no total gasto por seus torcedores, de 19,5%, enquanto o Palmeiras teve uma alta de 14,6.

Ainda em comparação com o ano anterior, a torcida do Palmeiras também apresentou crescimento de 13% no número de transações relacionadas ao clube, com um ticket médio de R$ 99 por transação.

“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. Isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo”, afirma Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.