Como anda sua reputação financeira? 

Entenda como hábitos simples influenciam seu score de crédito - para o bem ou para o mal

A reputação financeira de uma pessoa está em tudo: na forma como ela usa o cartão de crédito, nos empréstimos que pega, nas contas que paga e até mesmo na organização das finanças dentro de casa. Grande parte dessas ações, inclusive, impactam diretamente a pontuação do score de crédito.  

É o que mostra a 6ª edição do Serasa Comportamento. O controle periódico das próprias finanças é um hábito consolidado entre os consumidores na classificação “Excelente” no score, ou seja, com uma pontuação de crédito que vai de 701 a 1 mil pontos. O estudo foi realizado com 3.025 pessoas, divididas por quatro classificações: Baixa, Regular, Bom e Excelente. 

De acordo com o estudo, quanto mais frequentes os hábitos de controle das finanças, maior o Serasa Score. Além disso, 90% dos consumidores que alcançaram pontuação “Excelente” controlam de perto suas despesas e levam em consideração a renda mensal para os gastos, respeitando os limites de seu orçamento. Na pontuação Baixa, esse cuidado cai para 68%. 

O Score 3.0 

“O Serasa Score é o principal termômetro e indicador de saúde e reputação financeira do brasileiro hoje. Ela ajuda o consumidor a entender o momento financeiro dele”, explica Wesley Brandão, especialista em score da Serasa. Toda pessoa física ou jurídica brasileira com dados na Serasa tem o Serasa Score associado ao CPF ou CNPJ – seja um comerciante, professor ou empresário.  

No decorrer dos anos, o score passou por diversas mudanças. Hoje, na versão 3.0, a principal atualização envolve o empoderamento do consumidor. “Na versão atual, trazemos o consumidor para perto com a conexão das contas bancárias dele. O consumidor deixa de receber a pontuação de acordo com o que as instituições estavam falando dele, para compor a pontuação dele com seus dados e hábitos do extrato financeiro”, explica.  

Como manter um bom score? 

O levantamento apontou que os consumidores que têm o hábito de anotar as despesas em papel e caneta são 47% dos que estão com score “baixo”.

Já na categoria “excelente”, com uma boa reputação financeira, a maioria acompanha o extrato da fatura online e faz o controle das contas em planilhas financeiras.

Ou seja, a forma e as ferramentas usadas parecem influenciar no resultado final.

Wesley ressalta que o score funciona como um filme da trajetória do consumidor: com altos e baixos.

O importante é acompanhar a pontuação de perto e entender que ter uma boa saúde financeira é um processo. A Inteligência Financeira tem uma planilha gratuita para te ajudar nesse processo. Acesse!