Pesquisa Visa: somente 25% dos brasileiros usam um único cartão de crédito
- Pesquisa Visa mostra que apenas 25% dos brasileiros usam um único cartão de crédito.
- 75% utilizam dois ou mais cartões, buscando conveniência e segurança.
- Cartão de crédito lidera em compras, seguido por Pix e débito.
- Cartões de aproximação são os mais populares, seguidos por Pix e cartão físico.
- A escolha do método de pagamento varia de acordo com o perfil do consumidor e o valor da compra.
- Cartões oferecem benefícios como milhas, cashback e segurança contra fraudes.
Um estudo realizado pela Visa revelou que apenas 25% dos consumidores utilizam um único cartão de crédito. Ou seja, 75% usam dois ou mais.
O trabalho, que busca analisar os indicadores que levam uma instituição a conquistar a principalidade do cliente, mostra que ele é guiado pela experiência digital, conveniência e segurança.
O cartão de crédito é o método escolhido em 47% das ocasiões de compra, seguido pelo Pix (28%), débito (20%) e dinheiro (5%).
Em compras de perfil grande, com ticket médio mais alto, como eletrodomésticos ou viagens, por exemplo, o uso do cartão cresce 9 pontos percentuais, chegando a 56%.
Já na forma de pagar, o cartão por aproximação lidera com 23%, seguido pelo pagamento via chave Pix com 21%, e em terceiro com o pagamento com cartão físico inserido, com 15%.
Consumidor busca meio de pagamento que combina com seu perfil
Para a vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil, Carla Mita, o consumidor irá sempre buscar a solução que melhor se adaptar ao seu perfil de pagamento e seus casos de uso.
“O cartão de crédito se mostra como a escolha preferida para compras de médio e grande porte, enquanto pagamentos imediatos como o Pix e o débito são mais utilizados em transações do dia a dia. Esse cenário impulsiona a evolução da indústria de pagamentos e amplia a oferta de serviços de valor ao usuário final”.
Gabriela Moura, chefe de pesquisa de mercado e consumer insights da Visa, afirma que o cartão é bem avaliado pelos clientes por sua experiência no momento do pagamento e conveniência, ou seja, ele pode ser usado em qualquer hora do dia (no Pix existem limites menores para o período noturno).
Ele é aceito em compras internacionais e existem os benefícios associados, como milhas, cashback, acesso a salas VIP em aeroportos, entre outros. Também há a questão da segurança, já que no cartão é possível obter um estorno em caso de fraude (chargeback).
Mercado brasileiro se adaptou ao pagamento por aproximação
Ela aponta que o mercado brasileiro é muito dinâmico e o pagamento com cartão por aproximação se popularizou rapidamente.
Apesar de não estar no escopo do estudo, Moura aponta que, mesmo com receios de golpes – como alguém se aproximar com uma maquininha de cartão e debitar uma ‘compra’ sem a pessoa perceber -, isso não impediu a adoção dessa forma de pagamento.
“Apesar desses ruídos, vemos uma adoção ampla da aproximação”.
Como foi feito o levantamento?
O levantamento foi um estudo quantitativo declarado e autopreenchido, feito entre julho e agosto de 2024, pela Maru + Harris Polls Latam.
O universo representado no Brasil é de homens e mulheres entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais, bancarizados e com pelo menos um produto financeiro.
Foram realizadas 3 mil entrevistas. A margem de erro é de 1,8%, com nível de confiança 95%.
*Com informações do Valor Econômico
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