Gov.br fora do ar? Usuários relatam instabilidade em sistema do governo

Plataforma registrou um pico de relatos de problemas em sistemas como e-CAC e e-social, com uma regularização após as 12h

O sistema gov.br, utilizado para acesso a diversos públicos, apresenta instabilidade nesta quinta-feira (28). Usuários nas redes sociais apontam o Gov.br fora do ar a partir problemas ao acessar o sistema com login. A página para login exibida uma mensagem com escrito “404 – Not found” nas tentativas de acesso.

À Inteligência Financeira, o Ministério de Gestão e Inovação admitiu que houve um “problema pontual” na infraestrutura do sistema. No entanto, a pasta afirma que o problema já foi resolvido e que o acesso aos serviços foi normalizado.

Na plataforma Downdetector, usuários relataram problemas no acesso aos sistemas e-CAC, e-social, Serpro e Dataprev. A dificuldade de acesso se concentrou na parte da manhã. Após um pico por volta das 11h30, os alertas de erros na plataforma passaram a cair após às 12h.

No X (antigo Twitter), usuários relataram dificuldades para assinar documentos e acessar sistemas. A plataforma Google Trends, que analisa as tendências no mecanismo de busca do Google, registrou um aumento acelerado de buscas por “gov.br fora do ar” e “gov.br não está funcionando“.

Posicionamento do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos:

O Ministério da Gestão e da Inovação apurou essa instabilidade junto ao Serpro, que identificou um problema pontual em sua infraestrutura, o que gerou indisponibilidade e instabilidade no acesso à plataforma GOV.BR. O Serpro informou, ainda pela manhã, que o problema já foi resolvido e, o acesso aos serviços, normalizado.