Golpe do Uber Cash: usuários ganham dinheiro com corrida, mas quem sai prejudicado?

Entenda como funciona o golpe e o que diz a Justiça sobre esses casos

Uma carteira recheada de dinheiro no Uber Cash sem fazer grandes esforços. Essa é a promessa que alguns usuários do X, antigo Twitter, têm feito em suas postagens. Esse ganho, de acordo com eles, acontece por um reembolso. Depois de encerrar uma corrida, o usuário aciona o suporte e afirma ter recebido uma cobrança a mais. Dessa forma, ganham esse mesmo valor reembolsado direto na carteira do Uber Cash.  

Nas imagens divulgadas nas redes, há prints de carteiras com valores altos. Não se sabe ao certo como esses usuários “repassam” o conhecimento. Porém, as características dos “anúncios” são semelhantes a de outros golpes: promessa de dinheiro fácil, com artimanhas ilegais. Por outro lado, usuários questionam quem paga essa conta do reembolso do Uber Cash: o motorista ou a própria Uber?

O que é o Uber cash?

O Uber Cash é um sistema pré-pago da Uber disponível para iPhones e celulares com sistema Android. É uma espécie de carteira digital dentro do aplicativo. O usuário pode comprar créditos e armazená-los para usar em corridas da Uber e entregas de supermercado, por exemplo. Em casos de reembolso por cancelamentos ou outros problemas com as corridas, o dinheiro vai para o Uber Cash.

O que diz a Uber? 

Procurada pela Inteligência Financeira, a empresa afirmou que precisaria de dados dos usuários responsáveis pelas declarações para investigar os casos. Em resposta às postagens, a Uber enviou o seguinte pronunciamento: 

“Não foi possível verificar os casos relatados pela Inteligência Financeira porque, até o momento, não foi fornecida à empresa qualquer informação para checar as ocorrências mencionadas. 

De qualquer forma, sabemos que os esquemas de fraude estão em constante evolução e é por isso que a Uber está comprometida em atualizar e fortalecer seus processos internos para se proteger deles.  

Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamento fraudulento. Estamos constantemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimoramos o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes.  

Caso o usuário ou o motorista tenham qualquer necessidade de suporte, eles podem obter por meio da seção Ajuda, no aplicativo, ou por meio do site uber.com/ajuda.” 

O que diz a Justiça sobre o golpe do Uber Cash? 

Fábio Chaim, advogado especializado em Direito Criminal, afirma que a conduta, no sentido de declarar falsamente cobranças indevidas no intuito de receber créditos na plataforma de transporte por aplicativo Uber, é considerada como estelionato, descrito no artigo 171 do Código Penal Brasileiro.  

“Além disso, existe a possibilidade de aplicação do conceito de fraude eletrônica, considerando o meio empregado na ação (art. 171, parágrafo 2-A). Na primeira hipótese a pena vai de 01 a 05 anos de reclusão e multa. Neste caso, existem diversos benefícios previstos na legislação que ajudam a evitar condenação e/ou o encarceramento. Na segunda hipótese, a situação é mais séria pois a pena vai de 04 a 08 anos de reclusão e multa, limitando o escopo de opções disponíveis para o autor, no intuito de evitar a perda da primariedade e o seu encarceramento”, explica. 

Além das penas, a conduta pode prejudicar os motoristas e a própria plataforma. “Ao notar o montante financeiro perdido com os créditos gerados, a plataforma pode tomar medidas legais no sentido de que ao menos algumas delas sejam investigadas e os usuários criminalmente punidos, servindo de lição para os demais”, ressalta o advogado.