Existe dívida boa? Quando fazer empréstimo é bom ou ruim?

Para que existe o crédito? Quando é bom tomar dinheiro emprestado? Lai Santiago, educadora financeira, tira essa e outras dúvidas

Sempre que a gente pensa em fazer um empréstimo, vem na nossa cabeça: cartão de crédito, cheque especial, aquele antigo crediário de grandes magazines. Ou seja, dívidas e mais dívidas.

Mas, para que existe o crédito? Quando é bom tomar dinheiro emprestado? A convidada de Anne Dias, editora da IF, esclarece isso. Lái Santiago é educadora financeira e economista comportamental. Enfermeira por formação, desenvolveu uma metodologia financeira através da própria experiência com problemas financeiros e baseada no processo de enfermagem. Assim, ela já tirou 200 pessoas do endividamento.

Preste atenção antes de tomar um empréstimo

Santiago explica o que a enfermagem tem a ver com o dinheiro, como podemos definir o que é crédito, a diferença dele para as dívidas. Além disso, diz o que uma pessoa precisa considerar para saber se é o momento de tomar um empréstimo, como comparar os juros entre as instituições, e quando não devemos tomar dinheiro emprestado.

Segundo a educadora financeira, é preciso prestar atenção a alguns detalhes antes de tomar um empréstimo. “A parcela tem que caber no bolso, os juros precisam ser vantajosos”, explica. Por isso, diz, a pessoa precisa fazer “uma vasta pesquisa para ver se está tendo acesso a um crédito justo”. É importante avaliar, completa, “se você vai conseguir alavancar um objetivo com aquele dinheiro.”

A Entrevista da Semana vai explicar esse e outros assuntos relacionados a crédito. Veja o vídeo e saiba mais!

Sobre a Entrevista da Semana

O programa Entrevista da Semana é uma série semanal de entrevistas em que a Inteligência Financeira traz especialistas selecionados e respeitados do mercado. Eles dão dicas para você lidar com o seu bolso da melhor maneira possível. Quem comanda os bate-papos é Anne Dias, editora da Inteligência Financeira. Ele vai ao ar todas às quartas-feiras no YouTube e site da Inteligência Financeira.

Assista a todas as entrevistas já publicadas.

Leia a seguir

Leia a seguir