Fechar
O que é ser pobre? O que é ser rico?
A pobreza e a desigualdade social são assuntos sérios, especialmente no Brasil. Veja o Papo de Finanças e saiba mais
No vídeo de hoje, Maju Marques e Nina Silva vão direto com o pé na porta. Você é rico ou é pobre? Já pensou bem nisso? Muitas vezes a gente fala sobre pobreza como se fosse brincadeira: “tô pobre, não posso sair”. Mas o assunto é muito profundo, ainda mais em um país tão desigual como o Brasil.
Para o dicionário, pobreza é a falta daquilo que é necessário à sobrevivência. É a falta de acesso a ensino de boa qualidade, saúde, energia elétrica, água potável, comida e outros serviços fundamentais. Então, pode ser melhor descer do salto do privilégio e parar de falar sobre a falta de dinheiro como se fosse algo tão simples assim.
No ano passado, 27,6 milhões de brasileiros estavam na pobreza, de acordo com o levantamento feito pela FGV Social. Isso significa que 13% das pessoas no país passaram 2021 vivendo com até R$ 290 por mês. Ainda temos o desemprego, que atinge 11,9 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, a inflação nas alturas, fazendo com que o poder aquisitivo da população caia ainda mais. E o mais aflitivo: a fome e a miséria de volta como um grande drama cotidiano no país.
Ao mesmo tempo, vem crescendo a discussão sobre quem tem muito. Sabia que os bilionários somaram US$ 5 trilhões às suas fortunas durante a pandemia? O estudo da Oxfam com dados da Forbes mostrou que a riqueza dos bilionários saltou 60% no período em que o covid devastou muitas famílias! E a ideia da organização era tributar os ganhos desses “super-ricos” durante a pandemia pra usar o dinheiro ajudando a população com melhores sistemas de saúde, vacinas, fome.
Uma pesquisa da Ipsos, uma empresa de inteligência de mercado, mostrou que os temas sociais e econômicos estão entre as maiores preocupações dos brasileiros. A pobreza e a desigualdade social são as questões que mais afligem a população do país.
Saiba mais no Papo de Finanças com Nina Silva e Maju Marques.
Leia a seguir