Pix por aproximação: tudo que você precisa saber sobre o sistema de pagamento
O Pix por aproximação, aposta do Banco Central para otimizar o uso do sistema para pagamentos ao vivo, ganhou novidades importantes nesta segunda-feira (4). A partir de hoje, o método de pagamento está disponível para usuários de aparelhos Android e em 100% das maquininhas da Rede Itaú. O PicPay afirma que suas máquinas estarão habilitadas até o fim deste mês.
O anúncio foi feito em um evento na sede do Google com a presença de Roberto Campos Neto. O presidente do Banco Central afirmou que a novidade responde a uma demanda dos consumidores.
“Muita gente não usa o Pix porque tem preguiça de entrar no aplicativo, digitar o número e prefere usar o cartão de crédito porque é só aproximar”, disse Campos Neto, citando uma pesquisa realizada pelo BC. A ideia é que a aproximação torne o uso do Pix uma alternativa real ao cartão de crédito, reduzindo o tempo necessário para a transação.
O lançamento oficial do Pix por aproximação para todos os clientes e aparelhos é apenas em fevereiro de 2025. Até lá, o mecanismo poderá ser utilizado pelos clientes das empresas e instituições financeiras que já se habilitaram.
Importante frisar, portanto, que o Pix por aproximação não será uma exclusividade do Google. O Banco Central divulgou diretrizes públicas que as empresas de tecnologia e instituições financeiras devem seguir em suas ferramentas.
A Inteligência Financeira participou do evento de lançamento da nova funcionalidade e te traz as principais informações do que você precisa saber sobre o Pix por aproximação na carteira do Google e como utilizá-lo.
O que foi anunciado hoje sobre o Pix por aproximação?
O Google apresentou a tecnologia para o uso do Pix por aproximação na carteira do Google Pay. A ideia é que o comprador consiga pagar uma compra com Pix sem a necessidade de abrir o aplicativo do seu banco. Portanto, apenas aproximando o aparelho da maquininha e confirmando a transação direto na carteira digital.
A solução é um desenvolvimento da big tech em parceria com a Rede Itaú, que já disponibiliza a função em 100% das “laranjinhas”. De acordo com o Google, outras adquirentes que desejarem podem adotar a funcionalidade em suas maquininhas a partir de agora.
Quem já pode usar o Pix por aproximação no Google Pay?
Neste momento, a solução anunciada pelo Google está disponível apenas para aparelhos Android que estejam habilitados para o pagamento com NFC.
NFC é a sigla para Near Field Communication, ou algo como “Comunicação de Campo Próximo”. A tecnologia sem fio está em celulares Android e iOS. Assim, o NFC permite que dois dispositivos troquem informações e façam pagamentos por aproximação.
Em fala durante o evento desta segunda-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu a padronização dos pagamentos NFC no país. Ele também afirmou que a atual agenda de tecnologia é parte do “DNA” da autarquia e deve seguir com seu sucessor, Gabriel Galípolo.
Todas as instituições financeiras deverão obrigatoriamente oferecer a funcionalidade a partir de fevereiro do ano que vem. Até lá, contudo, esse uso dependerá do acerto entre as instituições e os iniciadores de pagamento.
O Itaú Unibanco anunciou que a funcionalidade está sendo disponibilizada em fases e que em algumas semanas estará disponível para todos os clientes. De acordo com o Google, C6 Bank e PicPay já tem acordo para que clientes cadastrem contas na ferramenta.
“O Pix por aproximação chega para transformar a forma com que os brasileiros o utilizam nas transações presenciais. Acreditamos muito nesse potencial e no impacto positivo que ele trará para toda a cadeia de pagamentos brasileira, e trabalhamos para que ele alcance o maior número de pessoas possível”, afirmou, em nota, Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.
Além das instituições parceiras do Google, Banco do Brasil e Cielo também anunciaram uma parceria para oferecer o serviço aos seus clientes. A iniciativa do BB não envolve carteiras digitais e acontece dentro do aplicativo do banco.
Como pagar direto na maquininha com Pix?
Se você tem um aparelho compatível e é cliente de alguma das instituições que já estão habilitadas, você deve acessar a opção “Cadastrar sua conta” dentro do aplicativo Google Pay no seu celular.
Posteriormente, o procedimento será pedir ao comerciante que faça a cobrança na maquininha via Pix. Só que, em vez de ler o QR Code que aparecer na tela, você vai aproximar o telefone desbloqueado e verá a tela para a conclusão do pagamento.
Você deve conferir as informações de vendedor e valor e confirmar a transição com a biometria. Pronto, você terá feito uma transferência via Pix da sua conta para a conta do vendedor sem precisar abrir o aplicativo do seu banco.
Leia a seguir