Páscoa 2025: 5 tendências que vão impactar o seu bolso

A alta do cacau e a inflação pressionam os preços dos chocolates. Descubra as 5 principais tendências para a Páscoa 2025 e como elas vão afetar o seu consumo.

A Páscoa de 2025, que será celebrada em 20 de abril, chega em meio a um cenário de desafios para a indústria de chocolates.

O cacau, que enfrenta forte crise desde 2023, atingiu a maior cotação em 50 anos no ano passado, elevando os custos da principal matéria-prima do setor.

Somado a isso, a inflação de alimentos pressiona o poder de compra do consumidor, que se vê obrigado a fazer escolhas difíceis na hora de encher o carrinho.

Por outro lado, este ano a festividade é celebrada mais distante do início do ano, período que concentra gastos elevados, como matrículas escolares e impostos. Isso pode ser um alívio para as famílias brasileiras que não abrem mão da troca de chocolates.

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    Diante desses desafios, a indústria chocolateira se prepara para uma Páscoa diferente, com estratégias que buscam equilibrar a tradição da data com a realidade econômica do país. Confira as principais tendências que devem marcar a Páscoa de 2025:

    1. Menos ovos na Páscoa 2025

    A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) projeta uma redução de 10% na produção de ovos de Páscoa para 2025. Segundo dados divulgados pela entidade, a fabricação deve cair de 50 milhões de unidades em 2024 para cerca de 45 milhões neste ano.

    Em contrapartida, os fabricantes têm buscado alternativas para manter a oferta de produtos sem comprometer a qualidade e a tradição da data.

    No ano passado, foram disponibilizados cerca de 600 produtos para os consumidores. Este ano, serão pouco mais de 800 produtos, sendo quase 100 novidades, segundo levantamento da Abicab.

    2. Nostalgia

    Na tentativa de capturar o consumidor através da memória, algumas empresas vão trazer produtos inspirados em marcas que fizeram sucesso na década de 1990 ou no início dos anos 2000.

    A Nestlé, por exemplo, contará com ovos de sabores dos tradicionais bombons Caribe, Chokito e Charge, além de clássicos como o KitKat.

    Já a Mondelez, dona das marcas Lacta e Milka, traz o ovo do chocolate Bis sabor Limão, lançado pela Lacta em 2011, em uma edição especial, e que voltou ao mercado em 2024.

    3. Mesmo produto, tamanho reduzido

    A estratégia de redução de tamanho dos produtos, conhecida como “shrinkflation”, segue forte nesta Páscoa. A Ferrero, dona de Ferrero Rocher e Kinder Ovo, está promovendo a barra de chocolate Ferrero Rocher com chocolate 55%, além das tradicionais caixas de bombons da marca.

    “Vamos ver uma diversificação grande de posicionamento das marcas para navegar entre as diferentes necessidades dos consumidores”, afirma Guilherme Machado, gerente de pesquisa da Euromonitor Internacional.

    Em linha com essa estratégia, a Mondelez traz para a festividade deste ano a caixa de bombom Lacta com 130g, além do tamanho tradicional de 250g.

    4. Combinações com chocolate

    Diante da escalada no preço do cacau, a indústria tem intensificado a oferta de produtos que combinam chocolate com outros ingredientes, como biscoitos, castanhas, cereais e frutas desidratadas.

    Um exemplo dessa estratégia aplicada à Páscoa é o Ovo Chocotrio, inspirado na barra de mesmo nome, lançamento da Nestlé para este ano. O produto é uma combinação de chocolate ao leite com biscoito.

    “Os produtos que têm menos chocolate são vistos como inovação no mercado e são bem recebidos pelo consumidor. Além disso, eles têm um ponto de preço mais baixo do que opções com 60% ou 70% cacau, por exemplo”, diz Adriana Murasaki, pesquisadora especialista em indústria alimentícia na Euromonitor.

    Esses produtos também atendem à crescente demanda por opções de indulgência controlada, permitindo que os consumidores aproveitem o prazer do chocolate com porções menores e mais diversificadas.

    5. Experiências digitais e personalização

    A digitalização das experiências de consumo também chega à Páscoa de 2025. Muitas marcas apostam em embalagens com “QR codes” que oferecem conteúdos exclusivos, jogos interativos e experiências de realidade aumentada, criando uma conexão entre o mundo físico e o digital.

    A personalização de produtos também ganha destaque, com empresas oferecendo serviços que permitem ao consumidor customizar embalagens, escolher combinações de sabores ou até mesmo criar mensagens personalizadas impressas diretamente nos chocolates.

    Apesar dos desafios, expectativa é positiva

    Em geral, a indústria tem se mostrado criativa na busca por soluções que mantenham viva a tradição da Páscoa. Mesmo com os desafios, a expectativa do setor é de crescimento nas vendas este ano.

    O consumidor, por sua vez, deve encontrar um mercado diversificado que permita fazer escolhas que atendam aos seus gostos e se encaixem no seu orçamento.

    Com informações do Valor Econômico

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