Cuidado: golpe da falsa venda se sofistica, com sites e promoções atraentes
Embora a falsa venda seja uma prática antiga, ela tem encontrado terreno fértil com a intensificação do uso da internet e, principalmente, das redes sociais para a realização de compras. Vamos entender como ela funciona e o que você deve fazer para evitar cair no golpe.
O que é o golpe da falsa venda?
No golpe da falsa venda, criminosos se passam por vendedores, utilizando sites que simulam URLs autênticas e exibindo imagens e descrições atraentes para tornar o produto ou serviço aparentemente vantajoso em relação ao preço.
Quando um cliente em potencial demonstra interesse, os golpistas solicitam um valor antecipado ou integral, geralmente por meio de Pix ou boleto bancário.
Assim que o pagamento é efetuado, os criminosos desaparecem e o produto prometido nunca é entregue.
Como os golpistas agem
Os golpistas usam diferentes canais de comunicação para entrar em contato com as pessoas que, quando não fazem a devida diligência antes da compra, se tornam vítimas.
“Os criminosos anunciam produtos ou serviços com preços muito atrativos ou mesmo bem abaixo do mercado por e-mail, SMS, redes sociais ou links patrocinados. Para aumentar a credibilidade, eles podem invadir o perfil de pessoas conhecidas nas redes sociais e utilizá-los para divulgar ofertas falsas”, alerta Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
“Quando a vítima se interessa pela oferta, é direcionada para um site que imita uma empresa legítima. O golpista simula a URL do site verdadeiro, mas com pequenas alterações que podem passar despercebidas. Na página de pagamento, a vítima transfere o valor ou paga o boleto, mas o nome do beneficiário não corresponde ao nome da pessoa ou empresa anunciada”, completa Bento.
Como identificar o golpe da falsa venda
Diante desse cenário, a equipe do Itaú dá algumas dicas que podem ajudar na identificação do golpe da falsa venda. Acompanhe:
1.Pesquise a reputação
Ao receber uma “oferta imperdível”, faça uma pesquisa detalhada sobre a empresa ou a pessoa que está encaminhando a informação. Procure por avaliações e comentários e verifique se há registros de reclamações em sites especializados. Para aluguéis de propriedades, prefira plataformas conhecidas e confiáveis. É um bom começo para evitar cair no golpe da falsa venda.
2. Não faça pagamentos antecipados sem garantias
A dica vale, especialmente, para produtos ou serviços de alto valor. Se a oferta for “boa demais para ser verdade”, pode ser um golpe. Também desconfie de sites que só aceitam Pix ou boleto como forma de pagamento.
3. Verifique a autenticidade dos anúncios
Sempre confirme se o perfil que publicou o anúncio é oficial. Confirme se ele possui o selo de verificação e confira o histórico de postagens e comentários para garantir que a loja é confiável. Se houver qualquer dúvida, entre em contato com o estabelecimento por meio dos canais oficiais para confirmar a autenticidade do anúncio ou promoção. Isso também te ajuda a não cair no golpe da falsa venda.
4. Cuidado com sites falsos
Nunca clique em links de e-mails, redes sociais ou resultados de sites de busca quando estiver procurando por uma loja online. É mais seguro digitar o endereço do site diretamente na barra do navegador.
5. Desconfie de taxas e do senso de urgência
Não acredite em promoções ou concursos que exigem o pagamento de taxas para receber prêmios, principalmente em redes sociais. Além disso, desconfie de anúncios que criam um senso de urgência, a fim de limitar o tempo para pesquisar ou pensar sobre a compra.
Segurança contra golpes
Recentemente, o Itaú Unibanco anunciou o lançamento do Hub de Segurança em seu SuperApp, centralizando em um só ambiente todos os recursos de segurança já oferecidos pelo banco para alertar, orientar e proteger os clientes a se prevenirem contra tentativas de golpes e fraudes.
Para obter mais informações sobre a nova área de segurança e seus benefícios, visite o site oficial do Itaú Unibanco.
Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto
Qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto.
Assim, é só ligar para a nossa Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo.
O processo é simples e rápido e contribui para a prevenção contra golpes e fraudes.
Central de Atendimento do Itaú Unibanco
Para tirar dúvidas, acesse os canais do Itaú:
- 4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
- 0800-970-4828 – demais localidades
Além disso, o banco oferece uma página dedicada ao tema, para você conhecer mais sobre o assunto. Basta acessar este link: itau.com.br/seguranca
Leia a seguir