Fuja dos golpes no Dia dos Pais: veja 10 dicas para fazer compras seguras
Sim, a gente sabe que o Dia dos Pais é neste, domingo (11), mas ainda assim, muitas pessoas não compraram alguma lembrança. Por isso, a hora é agora. E aí, na pressa – ou ansiedade – de conseguir algo bacana, corre-se o enorme risco de cair em algum golpe financeiro.
Afinal de contas, principalmente nessas datas comemorativas, nós somos literalmente bombardeados com ofertas, que geralmente, chegam via e-mail. Mas é possível que você receba algo via SMS e até mensagem no WhatsApp.
Atenção aos golpes financeiros
Desse modo, é preciso ficar alerta, pois uma parte dessas “promoções” podem ser golpes financeiros.
Isso porque, esse é o momento ideal para os bandidos usarem o que se chama de “engenharia social”. Esse termo consiste na manipulação do usuário para que ele envie informações confidenciais. E assim é feito o roubo dos dados pessoais deste usuário.
E o processo do golpe financeiro, como dito, começa com o envio de links e mensagens falsas que direcionam a pessoa a uma página que simula um e-commerce.
Geralmente, esses perfis aparecem com promoções muito agressivas. Ou seja, aplicação de descontos acima do normal. Por isso, ao se deparar com mensagens desse tipo, o primeiro passo é: parar, pensar e desconfiar dessas promoções.
“Outro ponto de atenção é: o suposto vendedor ficar pressionando o cliente para fechar logo uma compra. A abordagem, normalmente, sugere que o produto pode ficar indisponível logo. E aí, a chance de ser um golpe é grande”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
De olho no golpe do cartão e no golpe da maquininha
E claro que as fraudes financeiras não estão apenas no mundo virtual. Tanto que em datas como o Dia dos Pais, é normal que os lugares estejam muito cheios, e essa aglomeração cause uma certa distração do cliente. Aí, é o momento de os bandidos aplicarem o golpe do cartão de crédito e o golpe da maquininha.
Funciona assim: o fraudador entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Até aí tudo certo. Na sequência, o bandido aproveita algum momento de distração do comprador e fica de olho na senha que está sendo digitada.
Por isso, é importante prestar atenção se o visor da maquininha não está danificado. Se estiver, recuse o pagamento.
“Também é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e não o entregue para terceiros. Outra orientação é pedir o recibo impresso da transação ou verificar se o valor está correto nas mensagens enviadas pelo banco”, esclarece Gomes.
Sem golpe financeiro: 10 dicas para fazer compras seguras no Dia dos Pais
Então, para você ficar longe de qualquer tipo de fraude financeira em compras, e só ter alegrias nesse Dia dos Pais, confira essas 10 dicas.
1. Atenção ao e-commerce
Ao fazer qualquer tipo de compra virtual, dê preferência aos sites conhecidos. Mas, se você encontrou um preço melhor em algum e-commerce não conhecido, faça uma pesquisa para ver a reputação desse site.
2. Cuidado com e-mails de promoções com links
Se você receber alguma mensagem de um site em que você não realizou nenhum tipo de cadastro, desconfie. Por isso, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Portanto, a dica é acessar o tal site digitando os dados no navegador. Não clique jamais no link que recebeu.
3. Alerta com as promessas, pois pode ser um golpe financeiro
A empresa pediu pagamento antecipado ou prometeu entregas em prazos muito longos? Desconfie! Além disso, verifique se essa companhia realmente existe e se não possui muitas reclamações.
4. Verifique os meios de pagamento
Antes de iniciar qualquer compra em sites, procure o campo que mostra as formas de pagamento. Se tiverem poucas opções, como apenas Pix e débito, por exemplo, fique alerta. Geralmente, o e-commerce aceita todos os meios de pagamento.
5. Desconfie de promoções mirabolantes
Muitas vezes, os preços praticados são muito menores do que o valor real do produto. E isso acontece, porque os bandidos usam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes financeiros.
6. De olho no selo de autenticação
Muitas vezes, os golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Por isso, é importante verificar se o site de vendas tem selo de autenticação, assim como número de seguidores compatíveis. Se a página foi recém-criada, desconfie.
7. Cartão virtual sempre para evitar golpes financeiros
Compras online precisam ser feitas sempre com o cartão virtual. Afinal de contas, normalmente, esse cartão possui um número temporário, o que evita que os fraudadores usem o meio de pagamento para realizar compras e causar prejuízo ao usuário.
8. Fique de olho na maquininha
Se você decidir ir ao shopping ou comércio de rua, fique bastante atento ao passar o cartão na maquininha. Isso porque, como já dissemos, corre-se o risco de sofrer com o golpe do cartão ou com o golpe da maquininha. Por isso, sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha.
9. Insira você mesmo o cartão na maquininha
E mesmo assim, sempre verifique se o cartão devolvido é o seu de fato. Afinal, os golpistas costumam aproveitar o momento de aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.
10. Atenção também ao pagar com Pix
Se a sua opção for realizar o pagamento das compras no e-commerce com Pix, confira atentamente todos os dados que vierem juntos com o código QR Code.
Essas informações aparecem antes de você finalizar a compra no app do seu banco. Portanto, verifique se os dados são realmente da loja escolhida. E aí, depois de realizar essa checagem, você pode realizar a transferência. Aliás, essa dica também vale para os pagamentos com boletos.
Mas, se você cair em algum golpe financeiro, veja aqui o que fazer nessa situação.
Leia a seguir