Neste dia dos namorados e também nos próximos use e abuse da criatividade, mas gaste pouco. Você não vai se arrepender. Porque quando o assunto são relações amorosas e parcerias de longo prazo, a habilidade em manejar orçamento pessoal é um fator de sedução.
Pelo menos é o que tem apontado uma série de estudos na área de finanças comportamentais. Homens e mulheres não se casam por dinheiro, não é isso, mas definitivamente eles não querem fazer planos de partilhar a vida com um albatroz financeiro, dizem esses especialistas.
Há outro ponto que os planejadores financeiros apontam com certa frequência: exageros financeiros para impressionar seu crush tem um potencial maior de sabotar a relação do que contribuir para fortalecer esses laços e ainda podem ser uma armadilha para os que têm planos de casamento.
Ao querer impressionar seu amor com gastos excessivos você estará dando sinais de riqueza que não necessariamente correspondem a realidade do seu padrão de vida e isso pode ser o catalisador de demandas futuras que vão criar situações constrangedoras para ambos.”
Assim, com base nesses estudos comportamentais de amor e finanças, considere:
1- Cartão de crédito não é uma fada madrinha;
2- Não pague o jantar ou compre presentes com o limite do cheque especial;
3- Alinhamento de interesses e transparência podem ser muito sedutores;
4- Não se deve construir uma relação baseado em fantasias e, sim, este é um risco real.
Outro ponto que você deve considerar na hora de planejar o dia dos namorados é a forte alta de preços que não é nada sedutora. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre FGV), os preços dos produtos e serviços mais procurados para comemorar a data cresceram, em média, 6% nos últimos 12 meses, o dobro da inflação acumulada no mesmo período pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) foi de 3,02%.
Então, aproveite a oportunidade para fazer planos de viagens, por exemplo. Pode ser mais sedutor uma noite com jantar em casa e vinho comprado na promoção onde a conversa vai girar em torno de escolhas de destinos românticos.