O mercado de títulos de dívida está emitindo um alerta para a economia dos Estados Unidos. Segundo o site da emissora CNBC, tal cenário é visto pela chamada curva de rendimento invertida, que tem sido um indicador antes de recessões. Alguns economistas, no entanto, acreditam que este seja um alarme falso. A curva de rendimento invertida acontece quando os títulos de curto prazo oferecem rendimentos maiores do que aqueles de longo prazo. E isso é uma distorção de mercado.
Este cenário sugere que os investidores estão preocupados com a economia no longo prazo, o que pode ser um alerta. “Isso não dignifica que uma recessão está vindo. Apenas reflete preocupações a respeito da economia no futuro”, afirma Stephanie Roth, economista do J.P. Morgan. Os dados sugerem que é improvável que haja uma recessão iminente.
Alarme falso
Segundo a economista do Morgan, leva em média 17 meses para uma desaceleração começar. Ela ainda conta que houve um alarme falso em 1998, assim como também houve uma inversão um pouco antes da pandemia de covid-19. Porém, no segundo caso, Stephanie Roth afirma que também pode ser considerado um alarme falso, já que os investidores em títulos não poderiam prever a crise de saúde.